17 de Janeiro de 2008 às 11:04
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O conglomerado ABN Amro Bank, controlado do banco Real, ocupa pelo terceiro mês consecutivo a primeira posição no ranking de reclamações do Banco Central. Os dados referentes a dezembro de 2007 atribuem à instituição – que possui 7,18 milhões de clientes – um índice de 3,6 no total de reclamações. Ao todo, foram 259 reclamações procedentes.
O ranking do BC é elaborado a partir do total de reclamações por instituição financeira – dividido pelo número de clientes do banco, com o quociente sendo multiplicado por 100 mil. O resultado final será o índice de insatisfação. Desta forma, o ABN/Real aparece na frente de instituições com maior número de clientes e de queixas.
O segundo lugar na listagem é ocupado pela Caixa Econômica Federal que, com seus 32,8 milhões de clientes, registrou 770 reclamações procedentes – índice de 2,34. O conglomerado Unibanco é o terceiro colocado, com índice de 2,3 (atingido graças às 216 reclamações encaminhadas pelos 9,3 milhões de clientes da instituição).
A Nossa Caixa, com 109 reclamações entre 4,7 milhões de clientes, teve índice de 2,27, ficando na quarta colocação do ranking. O Santander, que por anos foi o líder do rol de queixas do BC, agora está em quinto lugar: o índice de 1,75 foi atingido a partir das 141 reclamações promovidas em um universo de oito milhões de clientes.
O Real passou a figurar na lista a partir do momento em que as notícias sobre a fusão do ABN com o Santander no Brasil começaram a circular. As atenções são voltadas para possíveis cortes de pessoal que podem ocorrer na instituição.
Secretaria de Imprensa e Comunicação