20 de Dezembro de 2007 às 11:56
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O conglomerado ABN Amro Bank Brasil, composto principalmente pelo banco Real, fechou o mês de novembro na liderança do ranking de reclamações do Banco Central, repetindo assim o resultado já “conquistado” em outubro. Conforme a listagem do BC, o banco teve 481 reclamações procedentes para o universo de 7,18 milhões de clientes – resultando em um índice de 6,69.
O atendimento foi o principal vilão do mês no ABN Real: das reclamações, 89 foram voltadas para esta prestação de serviço. Outras 65 reclamaram do fornecimento de documentos.
Em segundo lugar apareceu o conglomerado Santander. Foram 393 reclamações procedentes, para um universo de pouco mais de oito milhões de clientes – resultando em índice de 4,89. No banco espanhol, 101 reclamações foram voltadas para o atendimento. O terceiro posto da lista é da Caixa Econômica Federal, que em seu universo de 32,8 milhões de clientes, somou 1.565 reclamações procedentes (índice de 4,77), 662 delas também direcionada ao atendimento.
Completam as cinco primeiras posições do ranking do BC a Nossa Caixa (221 reclamações, para a base de 4,7 milhões de clientes) e o Unibanco (310 reclamações entre seus 9,3 milhões de clientes).
Secretaria de Imprensa e Comunicação