16 de Novembro de 2007 às 12:04

Consórcio inicia demissão de 19 mil no ABN

Os três bancos que compraram o ABN (RBS, Fortis e Santander) já iniciaram a demissão de cerca de 19 mil bancários, mais da metade deles na Holanda, segundo noticiaram os jornais. No Brasil, o Santander suspendeu os cortes e disse que é cedo para demissões, pelo menos, até a fusão passar pelo crivo dos órgãos reguladores.

Os sindicatos estão se organizando para barrar o fechamento de 1.500 postos de trabalho e pela garantia dos empregos. Já em setembro, foi criada uma subcomissão na Câmara dos Deputados para discutir a compra do ABN pelo Santander.

A jornada de luta na capital federal durante uma semana inclusive contou com a participação dos diretores do sindicato de Campinas, Cristiano Meibach (Santander) e Patrícia Delgado (ABN Amro) que representam a Federação na respectivas Comissões de Empresa .

Feeb/SP-MS, com informações do Seeb/Campinas