25 de Março de 2008 às 10:47

Sindicatos lutam para garantir empregos no Real/Santander

Na semana passada, os jornais divulgaram declaração do presidente mundial do Santander, o espanhol Emilio Botín, dizendo que o grupo pretende anunciar em outubro os detalhes do plano de integração no Brasil entre o banco e o Real.

Desde o segundo semestre do ano passado, quando foi anunciada a fusão, os sindicatos têm se organizado para defender os empregos de bancários das duas empresas. Entre as reivindicações estão a participação dos trabalhadores no processo de fusão, a fim de garantir os empregos, e a ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que proíbe a dispensa imotivada por empresas rentáveis, como é o caso dos bancos. No dia 26/2, após a confirmação do nome de Fábio Barbosa (presidente do ABN-Real) para comandar o grupo Santander no Brasil, os sindicatos protocolaram ofício para abrir negociação sobre a proteção ao emprego.

Susan Meire, da Feeb-SP/MS