22 de Agosto de 2019 às 15:07
COE Bradesco
A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco conquistou, na última terça-feira (20), a renovação dos acordos coletivos aditivos à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), relacionados a direitos específicos conquistados pelos trabalhadores. Os aditivos dizem respeito ao Telebanco, Bradesco Financiamentos, Cipa Treinet e Ponto Eletrônico. O diretor do SEEBCG-MS e representante da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) na COE Bradesco, José dos Santos Brito, participou da reunião.
Os dirigentes sindicais também discutiram temas como a exposição vexatória de bancários na ação Folha em Foco, PDE (Prêmio por Desempenho Extraordinário), esclarecimentos sobre utilização de celular corporativo, possibilidade de novo PDVE, PLR e plano de saúde, entre outros.
"Também solicitamos do banco o direito de os bancários levarem o plano de saúde quando se aposentarem nas mesmas condições da ativa. E cobramos ainda pagamento para a PLR de 2016 dos remanescentes do ex-HSBC que o banco não pagou no período. A empresa disse que irá discutir os temas no Comando Nacional", afirmou José dos Santos Brito.
“Reconheço a importância da renovação dos acordos aditivos, porém solicitamos o retorno da discussão sobre a minuta específica, que foi aprovada no encontro nacional dos funcionários do Bradesco, em 2018”, apontou Magaly Fagundes, coordenadora do COE Bradesco. O mês indicativo desta reunião ficou para outubro.
Sobre o PDE, o banco fez questão de frisar que é adicional a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), sem desconto ou redução da mesma. Além disso, esclareceu que o acompanhamento para a premiação será feito por indicadores já existentes, sem a criação de um novo.
Os representantes dos bancários cobraram que o programa seja objeto de negociação com o movimento sindical e reforçaram a reivindicação para que todos os bancários do Bradesco sejam elegíveis para o PDE, inclusive funcionários de departamentos. O banco registrou a reivindicação, mas informou que, por hora, a abrangência do programa já está definida.
Corre entre funcionários do Bradesco informações sobre possível abertura de um novo PDVE. Para esclarecer a questão, a COE cobrou um posicionamento do banco, que informou que não há previsão de abertura de um novo programa.
A COE reivindicou esclarecimentos sobre o uso dos celulares coorporativos, especialmente no que diz respeito ao tempo que os bancários devem de ficar a disposição para ligações de clientes, uma vez que cartazes nas portas das agências divulgam os números para contato.
O banco ficou de responder sobre a questão aos representantes dos funcionários.
Questionados pelos representantes dos funcionários, o banco informou que ainda não tem a data para o pagamento e que informará assim que a mesma for definida. A data limite para o pagamento, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho, é 20 de setembro.
O banco enfatizou que a exigência de comprovação de dependência econômica para inclusão de dependentes no plano de saúde sempre constou na apólice e que, por enquanto, não há espaço para mudanças.
Fonte: Fetec-CUT/CN, com Contraf-CUT e Seeb São Paulo
Link: https://sindicario.com.br/banco-bradesco/bancarios-conquistam-renovacao-dos-acordos-aditivos-com-o-bradesco-1/