3 de Julho de 2024 às 13:57

Bancários de Campo Grande protestam contra reestruturação do Bradesco

Dia de Luta

Na manhã desta quarta-feira (03), bancários de Campo Grande se uniram em um protesto contra a reestruturação do Bradesco, que vem causando fechamento de agências e demissões em todo o país. A ação, organizada pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS), aconteceu na agência localizada nas esquinas das ruas 13 de Maio e Cândido Mariano.

Em um momento de lucro recorde de R$ 16,3 bilhões em 2023, o Bradesco opta por uma reestruturação que gera sofrimento aos seus trabalhadores e clientes. Os diretores do sindicato expuseram os impactos negativos dessa medida, em diálogo com os trabalhadores e clientes, e uma performance teatral dramatizou as demissões, simbolizadas pela "morte".

Segundo o secretário de finanças do SEEBCG-MS e membro da COE Bradesco, José dos Santos Brito, a reestruturação do banco vem acontecendo sem que haja um diálogo com o movimento sindical, o que está ocasionando diversos problemas para a categoria bancária, principalmente adoecimento e sobrecarga de trabalho.

“Hoje os sindicatos estão reunidos em todo o país para fazer essa manifestação e conversar com a categoria bancária sobre tudo que está acontecendo no Bradesco. Em um momento em que o país precisa de geração de emprego descendente e de qualidade, o Bradesco vem apenas pensando na lucratividade. Ele demite, fecha agências, deixa o cliente e a categoria bancária prejudicada com essa situação. É por isso que os sindicatos estão na porta das agências para fazer essa luta e a defesa dos nossos direitos”, afirma Brito.

Entre o último trimestre de 2019 e o último trimestre de 2023, o Bradesco fechou, em todo país, 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário. O fechamento de unidades bancárias veio acompanhado da redução de postos de trabalho e do aumento do número de clientes.

No primeiro trimestre de 2019 o Bradesco tinha 99.156 funcionários e 71,7 milhões de clientes. Uma relação de 723 clientes para cada empregado. No primeiro trimestre de 2024 o banco tinha 85.634 trabalhadores sendo que 74.208 são bancários, e 72,3 milhões de clientes, uma relação, portanto, de 974 clientes para cada bancário. Os dados são das Demonstrações Financeiras do Bradesco, e foram compilados pelo Dieese.

Campanha Nacional

A ação faz parte da Campanha Nacional dos Bancários 2024, que tem como slogan "A sua luta nos conecta". A campanha busca pressionar os bancos a assumirem a responsabilidade com seus funcionários e clientes, que são os principais responsáveis pelos lucros das instituições.

"No Bradesco, expressamos nossa indignação com a reestruturação e seus efeitos negativos. Informamos aos trabalhadores também sobre a campanha salarial em curso e pedimos a participação de todos nas assembleias e manifestações futuras. A luta por melhores condições de trabalho, manutenção de direitos e novas conquistas é de todos”, disse o secretário geral do sindicato, Vicente Cleber Aires Rodrigues.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação