14 de Setembro de 2020 às 08:40

Bancários do Bradesco de Campo Grande e região aprovam ACT de teletrabalho

Teletrabalho

Os bancários do Bradesco aprovaram, em assembleia virtual, realizada nos dias 11 e 12 de setembro, o Acordo Coletivo de Trabalho sobre Teletrabalho, com vigência de dois anos a partir da data da sua assinatura. A proposta foi aprovada por 90.70% dos bancários do Bradesco da base do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região.

Na assinatura da Convenção Coletiva 2020/2022, o Comando Nacional conseguiu garantir todos os direitos para quem está em regime de teletrabalho. Contudo, questões específicas, como ajuda de custo e controle de jornada, seguem em discussão e alguns bancos, como o Bradesco, se comprometeram a avaliar as reivindicações da categoria.

“A participação dos bancários foi muito importante nesse momento. Tivemos urgência em analisar a proposta do Bradesco para garantir os direitos dos trabalhadores que estão em teletrabalho. Já estamos em contato com os demais bancos para garantir esse direito para todos os bancários”, afirma a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, que é membro do Comando Nacional dos Bancários.

CLIQUE AQUI E LEIA A MINUTA DO ACT DE TELETRABALHO DO BRADESCO.

Veja principais pontos da proposta de acordo:

Ajuda de custo

A proposta prevê uma ajuda de custo de R$ 1.080,00 para cobrir gastos adicionais com o teletrabalho (internet, luz, etc). A ajuda será paga de uma única vez, no primeiro ano, se o banco não conceder em comodato a cadeira. Caso o banco ceda a cadeira, a quantia será de R$ 960,00. Nos anos seguintes, o banco vai pagar uma quantia de R$ 960,00, que poderá ser pago de uma só vez ou parcelado em até 12 vezes, a critério do banco. Outro avanço na proposta é que o bancário precisa concordar em ir para o regime de teletrabalho, não será obrigatório.

Jornada de trabalho

O Bradesco também concordou em adotar o controle da jornada, por meio de programa de computador para o registro dos horários de trabalho e/ou por regime de exceção. O banco irá respeitar os intervalos para refeição e os períodos de descanso. Ligações de áudio ou vídeo, mensagens escritas, ou qualquer outra atividade laboral nesses períodos serão proibidas ou caso ocorram serão computadas como horas extras.

Fornecimento de equipamentos

O banco também fornecerá notebook ou desktop, mouse, teclado independente e headset, ficando o empregado responsável pela guarda, conservação e devolução.

Treinamento

Será realizado programas de treinamento para quem for trabalhar em casa, bem como para os gestores desses funcionários.

Saúde

O banco promoverá orientação a todos os empregados em regime de teletrabalho sobre as medidas destinadas à prevenção de doenças e acidentes do trabalho, por meio físico ou digital ou treinamentos à distância. O banco também concordou em realizar acompanhamento especial no exame periódico de quem estiver em teletrabalho.

Canal de apoio

O Bradesco também vai disponibilizar um canal de apoio para orientações ao funcionário sobre procedimentos profissionais ou equipamentos.

Acompanhamento

Na negociação, banco e o Comando Nacional concordaram em formar um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar a aplicação do acordo na categoria.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS