11 de Junho de 2015 às 07:14
Bradesco, “tudo de Bra”
Sindicato inicia série de protestos contra prática do segundo maior banco privado do país, que expõe bancários ao barrar usuários nas portas das agências e orientar que contas sejam pagas em lotéricas e correspondentes
Quer ir ao Bradesco fazer um depósito direto no caixa? Ou pagar aquele boleto diretamente com o funcionário do banco ao invés de utilizar o autoatendimento? Tentou entrar na agência para pagar uma conta no caixa, mas te mandaram pagar sua conta na lotérica mais próxima?
O Bradesco, “tudo de Bra”, coloca bancários na linha de frente das agências com coletes vermelhos “Posso ajudar”. A inscrição, no entanto, deveria ser “Posso te barrar”, já que esse parece ser o objetivo final do projeto de atendimento imposto pelo banco: retirar usuários “desinteressantes” das unidades.
Para protestar contra o desrespeito aos direitos dos clientes e às condições de trabalho dos funcionários, o Sindicato usou de bom humor. Uma encenação promovida na quarta-feira 10 em agência da Rua Voluntários da Pátria, zona norte da capital denunciou o projeto do banco. “Iniciamos uma ofensiva para denunciar esses abusos. Vamos realizar atos como esse em diversas agências de São Paulo, Osasco e região e faremos muito barulho para continuar chamando a atenção da população”, explica o diretor do Sindicato Marcos Amaral, o Marquinhos.
Lucro com demissão
O Bradesco é o segundo maior banco privado do Brasil e mesmo arrecadando R$ 5,7 bilhões em tarifas no primeiro trimestre de 2015, aumentou as taxas e descartou bancários. “Nesse período, o banco reduziu 4.569 postos de trabalho em relação aos três primeiros meses de 2014, e quem paga a conta é o cliente barrado e o trabalhador sobrecarregado”, protesta o dirigente. Marquinhos chama a atenção para o sufoco que bancários passam ao barrar clientes: muitos ficam irritados, o que causa tremendo estresse para os funcionários.
Durante o ato, a agência funcionou normalmente e foi distribuído aos usuários panfleto que explica a prática do banco. “A agência deve atender o público. Se alguém for barrado deve denunciar imediatamente ao Procon pelo 151, Banco Central pelo 145 ou o Idec pelo telefone 3874-2150”, orienta.
Gisele Coutinho
Link: https://sindicario.com.br/banco-bradesco/quer-ser-barrado-de-uma-passada-no-bradesco/