14 de Abril de 2023 às 16:08

Sindicato entra com ação contra Bradesco para cumprimento de sentença sobre segurança nas agências

Desrespeito

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS) entrou com uma ação na Justiça do Trabalho para que o Bradesco cumpra a decisão judicial que garante a manutenção das portas giratórias e da presença de seguranças nas agências do banco. Pelo menos, 13 agências estão sem medidas de segurança em Campo Grande.

A assessoria jurídica do SEEBCG-MS conseguiu duas decisões judiciais nesse sentido: uma liminar em julho de 2021 e uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região em novembro do mesmo ano. Mesmo assim, o banco continua retirando as portas giratórias das agências.

“Os bancários e bancárias do Bradesco estão se sentindo cada vez mais inseguros. É um descaso com a vida dos funcionários e clientes e ainda um desrespeito à Justiça do Trabalho, o banco está simplesmente ignorando a decisão judicial”, afirma a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Agora, a assessoria jurídica do SEEBCG-MS pede o cumprimento da sentença para que o Bradesco regularize a segurança das agências, com a devida implementação das portas giratórias e vigilantes bancários em todas as agências, incluindo os núcleos de negócios e os postos de atendimento.

“É uma situação muito grave essa insegurança que bancários e clientes estão vivendo dentro das agências do Bradesco, coloca em risco a vida e a integridade dessas pessoas. O banco tem que cumprir o que a Justiça determinou”, explica o advogado e assessor jurídico do sindicato, Oclécio Assunção Júnior.

A assessoria jurídica do sindicato também solicita a aplicação de multa diária de R$ 10.000,00 por empregado de cada agência, limitada a 30 dias por empregado, considerando que existem 13 agências sem a implementação das medidas de segurança.

O SEEBCG-MS requer ainda que o Bradesco realize o pagamento de indenização por danos morais coletivos no importe de R$ 150.000,00.

As medidas de segurança são exigidas pela Lei Federal, Estadual e também consideram os direitos à vida e à segurança, previstos nos arts. 5º e 6º da Constituição Federal.

Leia mais: SEEBCG-MS consegue liminar que garante manutenção das portas de segurança em agências do Bradesco

Em ação do Sindicato, TRT garante manutenção das portas de segurança nas agências do Bradesco

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS