26 de Janeiro de 2017 às 10:36
BB
Há décadas, o Sindicato dos Bancários de Brasília tem travado intensa luta para fazer cumprir a jornada de 6 horas para todos os bancários e bancárias. A batalha mais recente tem a ver com a efetivação da jornada para os funcionários do Banco do Brasil atingidos pelo plano de reestruturação anunciado pela empresa no mês passado.
O plano envolve as funções de Assessor EU/Assessor UE Trainee/Assessor de TI EU/Assessor Empresarial/Assessor empresarial de TI/Assessor Empresarial Master/Assessor empresarial Master de TI/Secretário/Assessor UT/Assessor de Relações de Trabalho. Essas funções ficaram fora da reestruturação de 2013, quando o banco regularizou parte do desvio trabalhista. Para os funcionários do BB Seguridade, também já está valendo a jornada de 6 horas.
O Sindicato vai continuar insistindo para que a jornada de 6 horas seja extensiva aos analistas jurídicos, de engenharia e arquitetura, bem como para os funcionários do Sesmt, entidades e empresas coligadas como BB Previdência, Fundação Banco do Brasil, Previ e Cassi.
Quem aderir às novas funções de 6 horas terá remuneração 16% menor que a função similar de 8 horas e poderá fazer 20 horas extras por mês, a depender da necessidade do serviço.
Manutenção das verbas
Em 2013, o Sindicato ingressou com ação judicial pleiteando a manutenção das verbas para aqueles que migraram para as funções de 6 horas e defendeu a manutenção da remuneração do trabalhador.
“O direito é regulamentado em lei e precisa ser cumprido sem que haja redução de salário”, defende o secretário de Imprensa do Sindicato e funcionário do BB, Rafael Zanon.
CCV sobre 7ª e 8ª horas
A jornada de 6 horas está fixada no artigo 224 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o que leva os bancários que extrapolam a jornada a pleitear a 7ª e 8ª horas. Isso pode ser feito por meio da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) que foi instalada nesta semana.
Os interessados podem solicitar a conciliação no Sindicato (EQS 314/315 – Bloco A), das 9 às 18h. É preciso apresentar uma cópia do histórico funcional, um documento de identificação com foto, além de três vias do formulário que está disponível no site da entidade. Clique aqui para acessá-lo.
Fonte: SEEB/Brasília
Link: https://sindicario.com.br/banco-do-brasil/bancarios-do-bb-de-brasilia-conquistam-jornada-de-6-horas/