7 de Dezembro de 2011 às 09:31
Compartilhe
O Banco do Brasil (BB) avançou em um mercado até aqui quase exclusivo da Caixa Econômica Federal ao emprestar R$ 1,5 bilhão a universitários por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Foram 40 mil contratos desde agosto de 2010, quando o banco começou a fazer esse tipo de operação.
Com o resultado, o BB aumentou sua participação no mercado de apenas 3% em 2010 para 28%. A parcela da Caixa Econômica Federal, por outro lado, recuou de 97% no ano passado para 72%.
De agosto a novembro, o banco realizou 21 mil operações, mais da metade do total conseguido desde que começou a operar nessa modalidade. O BB afirma que o resultado é fruto de parcerias com universidades.
O Fies permite financiar até 100% do valor da graduação, com prazo de pagamento de até três vezes o período financiado. Os juros são de 3,4% ao ano (0,27% ao mês) para todos os cursos, e o pagamento começa um ano e meio depois da formatura.
No ano passado, quando o Fies foi reformulado, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do programa.
Fonte: Murilo Rodrigues Alves - Valor