6 de Julho de 2012 às 17:53

SEEB de Campo Grande protestam contra sistema de "caixas volantes" do Banco do Brasil

Protesto

Alan de F. Brito


O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região promoveu um piquete em frente da Agência do Banco do Brasil Vivendas do Bosque próximo a Via Park em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (06/07). A paralização temporária teve como objetivo exigir solução imediata dos problemas causados pelo novo sistema implantado pelo banco, que piorou o atendimento ao público e sobrecarregou ainda mais os funcionários.


O novo sistema, Plataforma de Suporte Operacional (PSO), centralizou o suporte às agências estabelecendo “caixas volantes”, ou seja, que podem ser deslocados de uma agência para outra, de acordo com a demanda de cada uma delas. A implantação do sistema se deu supostamente para agilizar o atendimento e diminuir as filas, porém, na prática, piorou o atendimento, pois diminuiu o número de caixas e o atendimento que já era ruim justamente por falta de funcionários se tornou insustentável.


O piquete desta sexta-feira impediu que os funcionários abrissem os caixas até que fosse realmente deslocado um “caixa volante” para suprir a demanda. Segundo a presidenta do Sindicato dos Bancários, Iaci Azamor Torres, o sindicato não faz oposição ao sistema. “Apenas atentamos para o fato de que o sistema que está sendo implantado não dará conta da demanda”, afirma Iaci. Segundo o sindicato, o número de funcionários que exerce a função de caixa é inferior à demanda.
Segundo Iaci, com o novo PSO, os caixas deixam de pertencer a agência e passam a atender a central, de modo que impossibilita que um funcionário da mesma agência seja deslocado para a função como acontecia antigamente. “Os próprios caixas se sentem mal, pois há tempos exigem que o cliente seja atendido em menos de 15 minutos, mas o que se vê é que por conta do reduzido números de caixas muitos clientes demoram até mais de uma hora para ser atendido”, afirma a presidenta. A fala da presidenta é respaldada pelos colegas do Banco do Brasil que se sentem frustrados em não conseguir atender o cliente no tempo regulamentado por lei.


O Sindicato alerta, ainda, que o cliente que se sentir lesado pode recorrer ao PROCON. O tempo máximo de espera em fila de banco é de 15 minutos às terças, quartas e quintas-feiras. Nas segundas e sextas, 20 minutos.

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