22 de Maio de 2007 às 18:54
Orientação é de que trabalhadores não assinem adesão enquanto tiverem dúvidas sobre o plano de reestruturação do Banco do Brasil Nesta última semana,
Orientação é de que trabalhadores não assinem adesão enquanto tiverem dúvidas sobre o plano de reestruturação do Banco do Brasil
Nesta última semana, o Banco do Brasil anunciou novo modelo de reestruturação, ressaltando que os trabalhadores mais antigos poderão aderir a um plano de aposentadoria antecipada. Este novo modelo de "reestruturação" do BB, que atinge todo o País, gerou dúvidas e apreensão quanto ao desligamento unilateral de funcionários do banco.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região orienta os funcionários do Banco do Brasil que se mostrarem interessados no plano de aposentadoria antecipada do banco a obterem todas as informações possíveis antes de assinarem sua adesão. "Os funcionários não devem tomar nenhuma decisão sem estarem devidamente esclarecidos sobre suas conseqüências", alertou o presidente da entidade, José Aparecido Clementino Pereira.
O BB encaminhou aos terminais de atendimento dos trabalhadores - via site do trabalhador - mais informações sobre a reestruturação e o plano de aposentadoria antecipada. Um painel com as perguntas e dúvidas mais freqüentes está à disposição no endereço eletrônico para sanar questionamentos existentes. "O banco ofereceu informações, justamente para que não possa ser alegado desconhecimento das implicações da adesão", salientou Pereira.
O presidente do Sindicato lembra que o Banco do Brasil se comprometeu a não efetuar demissões, apostando assim na adesão voluntária de trabalhadores mais antigos ao plano de reestruturação. "Se alguém entrar nesse plano, será por escolha própria. Por esse motivo, é necessário atenção por parte dos trabalhadores", recomendou.
Pereira ressaltou que o Sindicato acompanha de perto o desenrolar da proposta do BB.
"O Sindicato acompanha passo a passo esse projeto do banco, para garantir que os trabalhadores que resolverem aderir só o farão com clareza. Caberá ao trabalhador a última palavra, mas iremos garantir a preservação dos direitos dos trabalhadores em todas as unidades do banco" , sustentou.
A recomendação do Sindicato é de que os trabalhadores que se mostraram interessados em aderir ao plano - em geral com mais de 50 anos de vida e 15 anos de contribuição na PREVI - procurem o Sindicato para melhor orientação, ou os representantes da entidade nos setores do BB (NUCOP - Iaci, NUCAC - Alex, GEREL - Mario, AG agência Afonso Pena - Fahed , Sindicato - Reinaldo). "O banco vai oferecer, e o funcionário avalia, nós estamos preparados para garantir a preservação dos direitos, por meio de nosso Departamento Jurídico", complementou Clementino Pereira. Seeb/ms Sec. Imprensa."
Link: https://sindicario.com.br/banco-do-brasil/sindicato-acompanha-novo-modelo-e-plano-de-reestruturacao-do-bb/