5 de Janeiro de 2012 às 10:27
Compartilhe
Em assembleia realizada no dia 28 de dezembro, os funcionários do HSBC aprovaram por unanimidade a autorização para a diretoria do Sindicato dos Bancários de Curitiba assinar o Acordo Coletivo de Trabalho sobre o sistema alternativo eletrônico de controle de jornada de trabalho (ponto eletrônico).
"O controle da jornada sempre foi uma preocupação do movimento sindical, que acompanhou de perto desde a apresentação do sistema até as mudanças efetuadas, como no caso da senha de acesso e do registro auxiliar (RA)", explica Carlos Alberto Kanak, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC.
"O acordo possibilita a ação efetiva no controle e fiscalização da jornada dos trabalhadores, além dos bancários terem garantias de controle da jornada realizada, podendo a qualquer tempo acessar e imprimir o espelho do ponto", completa Kanak.
Conforme orientação jurídica da Contraf-CUT, os sindicatos de bancários têm prazo até sexta-feira, dia 6, para realizar assembleias dos funcionários do HSBC.
Negociações específicas
Durante a assembleia, o Sindicato reforçou a necessidade do HSBC retomar as negociações específicas permanentes com os representantes dos trabalhadores. "A nossa pauta prioriza previdência complementar fechada e para todos, melhorias na remuneração variável (PPR, PSV e PLR), garantia de emprego e saúde e condições de trabalho", destaca Otávio Dias, presidente do Sindicato.
Planos de cargos e salários
Neste momento, os funcionários estão discutindo com suas chefias as avaliações do ano de 2011 e o estabelecimento de metas para 2012. "Entendemos que a inexistência de um plano de cargos e salários leva a um formato que pessoaliza as avaliações, sendo esta uma das principais críticas do movimento sindical", afirma Kanak.
Fonte: Renata Ortega - Seeb Curitiba