14 de Junho de 2012 às 11:46

Bancários fecham agências do HSBC em Campo Grande no Dia Nacional de Luta

Dia Nacional de Luta

Contra demissões, bancários param agências do HSBC em Campo Grande

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SeebCG-MS) fechou na quinta-feira (14) agências do HSBC em Campo Grande. A mobilização dos/as trabalhadores/as do banco inglês fez parte do Dia Nacional de Luta.

Em uma carta dirigida aos/às clientes da instituição financeira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), federações e sindicatos de bancários/as explicaram que o movimento é contra as demissões que resultam em sobrecarga de trabalho aos que permanecem no emprego e prejudicam consideravelmente o atendimento ao público.

A pressão pelo cumprimento de metas que extrapolam as condições humanas dos/as funcionários/as se inserem nesse processo de precarização do trabalho no HSBC. “Os funcionários que ficam são obrigados a trabalhar em dobro e a empurrar aos clientes produtos e serviços que eles não precisam”, denunciaram bancários e bancárias.

As altas taxas cobradas pelo banco também estavam na mira dos protestos. “O HSBC esfola seus clientes no Brasil com os maiores juros e as maiores tarifas bancárias do mundo – muito superiores ao que cobra em seu país de origem, no resto da Europa, na Ásia e nos outros países das Américas”, informaram as entidades que encabeçaram a paralisação. As operações financeiras no Brasil geram o quarto maior rendimento do banco no mundo.