8 de Junho de 2009 às 10:09

Encontro Nacional reúne dirigentes sindicais do HSBC

Encontro Nacional reúne dirigentes sindicais do HSBC

Crédito Foto: Seeb Curitiba

Cerca de 80 representantes de sindicatos bancários estivereram em Curitiba (PR), entre os dias 2 e 4 de junho, para participar do Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais do HSBC. Além de debater temas importantes para a Campanha Salarial 2009: remuneração e emprego, condições de saúde e de trabalho, previdência e segurança, de acordo com Sérgio Siqueira, da Contraf/Cut, outro objetivo do evento é fortalecer a organização dos trabalhadores bancários do HSBC na apresentação e defesa de suas demandas.

 

O secretário de finanças, José Coqueiro, representou o Seeb CG no encontro. Para ele o evento foi positivo e participativo. “Os dirigentes demonstraram que têm muita força de vontade e determinação em busca de resoluções para o fortalecimento da categoria”, afirma Coqueiro.

 

O dirigente do Seeb CG, Eliney Miranda, também presente no evento, disse que o encontro foi importante porque “possibilitou a discussão de elementos relevantes para a campanha salarial”. Miranda informa aos bancários que estão abertas as inscrições para as Chapas dispostas a assumirem a diretoria administrativa da Associação Brasil. “O prazo da inscrição será no dia 2 de julho e a eleição será no dia 22 de julho”, enfatiza.

 
                     Saiba quais foram as principais resoluções do Encontro Nacional
 

            Dentre as definições do encontro, está a necessidade de aprofundar as discussões sobre o programa próprio de remuneração variável do banco (PPR). Os dirigentes foram unânimes em pontuar que o atual modelo não atende aos anseios dos funcionários do HSBC e precisa ser reformulado.

            Outra reivindicação, é a revisão do banco em sua postura sobre a previdência complementar, Plano de Cargos e Salários e o Papa-filas. A COE/HSBC deverá encaminhar não apenas o debate sobre a melhoria do plano atual de previdência, como assumir o compromisso de construir uma proposta atendendo as demandas apresentadas pelos trabalhadores de base. O mesmo foi decidido em relação ao Plano de Cargos e Salários (PCS). Os dirigentes sindicais deverão realizar o levantamento das necessidades dos funcionários do HSBC e propor um modelo. Sobre os Papa-filas a postura dos Sindicatos de todo o país será ainda mais firme no combate a terceirização, exigindo que trabalhadores que exerçam serviços bancários tenham os mesmos direitos assegurados à categoria pela Convenção Coletiva. Os dirigentes também decidiram retomar a mesa de negociação sobre saúde com o banco.

Fonte: Seeb CG com informações do Seeb Curitiba

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros