17 de Julho de 2012 às 12:32
HSBC
Da RFI *
O Senado americano acusa o banco HSBC de ter manipulado bilhões de dólares de dinheiro sujo provenientes de cartéis mexicanos do tráfico de drogas e do financiamento de atividades terroristas. Hoje, o Senado vai ouvir executivos do banco que se comprometeu a colocar em prática toda uma série de medidas de controle.
O relatório da comissão do Senado, ligada à segurança interior, divulgado nesta segunda-feira, fruto de um ano de investigações, estima que a filial americana do HSBC, a HBUS, colocou em risco o sistema financeiro americano com atividades de lavagem de dinheiro, facilitadas por falhas no sistema de controle das autoridades reguladoras nos Estados Unidos.
De acordo com o relatório, a filial mexicana transferiu cerca de 7 bilhões de dólares suspeitos ao HBUS entre 2007 e 2008 e teria mantido relações financeiras com estabelecimentos bancários suspeitos de ligação com atividades terroristas em conexão com um banco da Arábia Saudita.
“Na era do terrorismo internacional, da violência relacionada à droga em nossas ruas e em nossas fronteiras, do crime organizado, deter o fluxo de dinheiro que apóia estes horrores é uma prioridade para a segurança nacional”, escreveu em um comunicado o senador democrata Carl Levin, que preside a comissão.
Hoje, o Senado vai ouvir executivos do HSBC. Em um comunicado de ontem à noite, o banco confirma que seus responsáveis se apresentarão hoje diante dos senadores da comissão.
“HSBC atua em conformidade com a lei em todas as partes onde está presente”, diz o comunicado. Mas reconhece que não conseguiu, no passado, “impor as normas que devem ser seguir pelos reguladores e os clientes.”
O banco também precisa que vai apresentar suas desculpas, reconhecer erros e se compromete a colocar em prática toda uma série de medidas de controle.
O HBUS possui 470 agências nos Estados Unidos e proporciona serviços a outros 1.200 bancos, entre eles, 80 filiais.
* Rádio França Internacional
Link: https://sindicario.com.br/banco-hsbc/senado-dos-eua-acusa-hsbc-de-manipular-dinheiro-sujo/