18 de Abril de 2013 às 11:06

Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região realiza Dia Nacional de Luta do HSBC

Dia de Lutas - HSBC

O Sindicato dos bancários d e Campo Grande MS e Região realiza nesta quinta-feira (18) um Dia Nacional de Luta contra as demissões que estão sendo feitas pelo HSBC. Os trabalhadores também lutam por melhores condições de trabalho e cobram respeito e valorização profissional.

Foram fechadas por 24 horas as agências da Rua Dom Aquino, CEAP da Av. Afonso Pena e a agência da Prefeitura, também localizada na Afonso Pena, as três de maior movimentação. A paralisação tem por objetivo alertar os clientes contra o descaso do banco. Os dirigentes sindicais estão distribuindo uma carta aberta para explicar os motivos dos protestos e pedir o apoio da população.

 Para ler a carta aberta aos clientes clique AQUI.

Segundo o dirigente sindical José dos Santos Brito Filho, o Brito, a paralização está acontecendo pelo descaso do banco inglês na forma de tratar os/as funcionários/as e os clientes: “As agências estão cada dia com menos funcionários e os que estão na ativa cumprem diversas funções ao mesmo tempo, o que além de caracterizar desvio de função, ainda tem sua saúde debilitada. Neste momento em que o funcionário mais precisa de um tratamento, o banco vem retirando direitos do plano de saúde”, afirma o dirigente.

Alto lucro e demissões


O HSBC obteve lucro líquido de R$ 1,225 bilhão em 2012, um crescimento de 9,6% em relação a 2011, e uma rentabilidade de 13,05% sobre o patrimônio líquido médio. Não tem justificativa para dispensar trabalhadores.

Todo esse lucro bilionário é obtido com a cobrança de altas taxas de juros e tarifas. E, apesar disso, o banco fechou 946 postos de trabalho no ano passado e pratica uma inexplicável política de rotatividade de mão de obra no Brasil, que ele não repete em nenhum outro país do mundo.

O número reduzido de bancários em função das demissões tem se refletido em imensas filas nas agências bancárias e precarizado o atendimento. O bancário é obrigado a trabalhar no limite, e sobrecarregado não consegue atender a demanda de clientes.

Como se não bastasse, a empresa efetuou pagamento a menor da Participação dos Lucros e Resultados (PLR) e do Programa Próprio de Remuneração (PPR) aos seus funcionários, mesmo com o alto lucro obtido em 2012.

Arquivos para baixar

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros