25 de Março de 2008 às 10:00

Mercantil obrigado a apresentar lista de demitidos

Foi realizada no dia 19 de março, na Delegacia Regional do Trabalho de Belo Horizonte/MG, mesa redonda entre o Sindicato dos Bancários da capital mineira e o Mercantil do Brasil, motivada pela denúncia de dispensa discriminatória de trabalhadores lesionados, fechamento de agências no interior e dispensa coletiva de trabalhadores por parte do banco.

O Ministério do Trabalho e Emprego determinou que o banco apresente em 20 dias o levantamento completo das demissões ocorridas na base territorial daquele sindicato. Na reunião, que durou mais de uma hora, a entidade exigiu o fim de todas as demissões imotivadas que angustiam os trabalhadores e também a reversão das demissões de funcionários com histórico de doença comum ou doença/acidente de trabalho, que tenham recebido auxílio-doença acidentário nos últimos cinco anos.

O Mercantil do Brasil será obrigado pelo MTE a apresentar, no prazo máximo de 20 dias, levantamento estatístico e nominal de todos os bancários dispensados na base territorial do sindicato belo-horizontino, no período de 1º de outubro de 2007 a 31 de março de 2008, assinalando aqueles que têm histórico de doença comum ou doença de acidente de trabalho. A medida vale inclusive para os funcionários das agências de Florestal, Belo Vale, Felixlândia e Carmo do Cajuru, que terão suas atividades encerradas no dia 11 de abril de 2008.

A próxima mesa redonda acontecerá no dia 10 de abril, às 10h, na sede da DRT em Belo Horizonte.

Informações do Seeb/BH