3 de Julho de 2020 às 09:18

Bancários do Safra aprovam ACT em assembleia virtual

Assembleia virtual

Os bancários do Banco Safra aprovaram, em assembleia virtual realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho, o Acordo Coletivo de Trabalho sobre Jornada de Trabalho e Gratificação de Função e também sobre Suspensão Temporária do Contrato de Trabalho e Redução Parcial da Jornada de Trabalho e Salário durante a Pandemia de Covid-19.

O acordo assegura direitos durante a pandemia de coronavírus e contém cláusulas que protegem os bancários do Safra das medidas provisórias editadas pelo governo durante a pandemia, como a MP 927 e a MP 936.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e região e bancário do Banco Safra, Evandro Tobias, a participação dos bancários foi muito forte e todos estavam conscientes a respeito da importância desta conquista.

“A instabilidade do momento que todos os trabalhadores de um modo geral estão passando gera uma insegurança muito grande em relação a empregabilidade, por isso nosso contato com os bancários foi ressaltar que o sindicato local e as lideranças nacionais fizeram um trabalho muito forte junto aos bancos, solicitando garantias e manutenção de direitos. Todos os bancários estavam muito conscientes de tudo e continuaremos acompanhando de perto para garantir o direito de todos”, pontua.

Entre as conquistas negociadas no acordo, estão a garantia de manutenção do salário líquido dos bancários impactados por suspensão de contrato ou redução de jornada, além da adesão ao acordo de não demissão. Além disso, o Safra se compromete a aplicar a suspensão de contrato preferencialmente aos bancários incluídos no grupo de risco para a Covid-19, garantindo um maior tempo em isolamento social sem prejuízo ao salário líquido, e a adesão ao acordo de não demissão.

Para os gerentes comerciais do Safra, entre outras vantagens descritas no acordo, a readequação para gratificação de função os iguala aos outros profissionais do mercado que exercem a mesma função, garantindo a oportunidade de aumentar a remuneração. Cada bancário que se enquadrar nesta mudança receberá comunicado detalhando as vantagens que passarão a usufruir com a formalização do acordo.

Clique aqui e confira o ACT Banco Safra - Emergencial COVID-19

Clique aqui e leia o resumo do ACT Banco Safra - emergencial COVID-19 (resumo)

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS