25 de Novembro de 2011 às 09:02

Ato pela jornada continental de lutas pressiona Santander em Cuiabá

Os bancários realizaram na quarta-feira (23) um ato público marcando a jornada continental de lutas, em Mato Grosso, com o objetivo de cobrar do Santander respeito aos funcionários. A mobilização ocorre nesta semana na América Latina, nos países onde o banco espanhol atua. Os trabalhadores denunciaram o desrespeito que o banco pratica com os funcionários e com a sociedade. Em Cuiabá, os bancários cobram investimento em segurança com a instalação de biombos. A lei que determina a instalação das barreiras visuais está em vigor desde julho e o Santander ainda não realizou as adequações, mesmo com as incidências de "saidinha de banco" na capital. O ato também reivindicou mais contratações no banco e a prática das normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que estão sendo desrespeitadas. O presidente do Sindicato dos Bancários do Mato Grosso e funcionário do Santander, Arilson da Silva, destaca que o banco estampa seu lucro de quase R$ 6 bilhões, mas não pratica a responsabilidade social apresentada nas propagandas. "Após o protesto, estivemos nas agências do Santander da região central de Cuiabá para dialogar com os bancários. Conversamos com o diretor regional do banco, Marcelo Melo Machado, e cobramos a instalação dos biombos nas agências. A solicitação ficou de ser avaliada. Vamos continuar cobrando", diz Arilson. Entre as principais reivindicações pautadas no Brasil nesta jornada continental de lutas estão a garantia de emprego, manutenção da assistência médica para todos os aposentados e o aumento do PPRS. Também é defendido o fim das práticas antissindicais com o uso de interditos proibitórios para cercear o exercício do direito constitucional de greve. Fonte: Contraf-CUT com Seeb MT