23 de Dezembro de 2008 às 22:35
Bancos comprados pelo banco espanhol na Europa também já começam a demitir
São Paulo - Não é só no Brasil que as fusões e aquisições no sistema financeiro acabam em demissões. Na última sexta-feira, dia 19, o Sovereign Bank, um dos maiores bancos regionais dos Estados Unidos, anunciou a supressão de cerca de 1.000 postos de trabalho. A empresa está sendo comprada pelo grupo Santander.
O corte atinge cerca de 8% do quadro de funcionários e a versão oficial do banco diz que o objetivo das demissões, que serão concluídas até o final de 2009, é reduzir custos. O estabelecimento emprega atualmente cerca de 12.000 pessoas nos Estados Unidos. O negócio entre o Sovereign e o Santander recebeu semana passada o sinal verde das autoridades de regulação americanas.
Na Europa - Há dez dias, os bancários da Europa passaram pelo mesmo problema depois que o Santander comprou os bancos Alliance and Leicester e Bradford and Bingley, ambos da Inglaterra. No dia 12 de dezembro, o banco espanhol anunciou que avalia o corte de 1.900 postos de trabalho nas duas empresas compradas, corte que também corresponde a cerca de 8% da força de trabalho do banco no país. Sindicalistas ingleses reclamam que as dispensas são imotivadas, já que o negócio ampliou o lucro líquido do Santander na Inglaterra em 4,3% no terceiro trimestre.
Seeb/SP, com agências
Link: https://sindicario.com.br/banco-santander/banco-americano-demite-1-mil-apos-ser-adquirido-pelo-santander/