11 de Abril de 2008 às 12:17

Santander terceiriza caixas em todo o País

São Paulo/SP – Em plena campanha por melhores condições de trabalho e fim das demissões, o Santander contratou 140 trabalhadores terceirizados para exercer a função de caixa em postos de atendimento e agências bancárias de todo Brasil. O que parece ser uma boa notícia é na verdade uma afronta aos direitos trabalhistas.

Na base do Sindicato de São Paulo/SP, Osasco/SP e região, por exemplo, são 29 trabalhadores terceirizados contratados para a função. “O Sindicato sempre lutou contra a terceirização como atividade fim, que é ilegal e imoral. Exigimos fiscalização contra este absurdo que o banco está praticando”, diz o funcionário do banco e presidente da Afubesp, Paulo Salvador.

Os caixas estão sendo contratados pela empresa Tradição Planejamento e Tecnologia de Serviços Ltda. O contrato é para trabalhar das 11h30 às 17h30 e o banco alega em uma instrução transitória (carta interna que sumiu da intranet do banco após sua circulação) estar iniciando um projeto de Atendimento provisório nos caixas de 122 pontos de venda (postos de atendimento e agências) pré-definidos envolvendo a contratação temporária de 140 profissionais.

No mesmo comunicado, o banco dá instruções para seus gestores no caso de uma possível fiscalização. Caso haja questionamento do Fiscal do Trabalho, com relação à prestação do serviço “terceirizado”, deverá informa-lo que: trata-se de contratação de serviços “Temporários”, para a função de Caixa-Executivo. A instrução também informa que os terceirizados foram contratados em caráter provisório em razão do aumento repentino de volumes.

“Este é outro absurdo. Sabemos do volume de trabalho dos bancários do Santander e isso não é de hoje. O banco está demitindo trabalhadores e pressionando outros a pedir demissão e iniciando um processo de terceirização que é uma vergonha nunca vista no sistema financeiro”, ressalta Paulo Salvador.

SP Bancários