24 de Março de 2021 às 09:00

Sindicato fecha agência do Santander por desrespeito à vida dos bancários e ao decreto da Prefeitura de Campo Grande

Covid-19

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região fechou, nesta quarta-feira (24), a agência do Santander localizada na Rua Barão do Rio Branco, no centro da capital. A ação é um protesto contra o desrespeito do banco espanhol em continuar descumprindo o decreto municipal que visa reduzir a disseminação da Covid-19 e determina a restrição de diversas atividades entre os dias 22 e 28 de março.

Durante este período, só podem funcionar serviços essenciais, como o autoatendimento bancário. Porém, desde segunda-feira, 22, todos os funcionários do Santander estão sendo convocados a trabalhar normalmente, além de serem cobrados por produção e metas. Em alguns casos, os bancários precisam ainda sair da agência para ir até o cliente, aumentando ainda mais o risco de exposição ao coronavírus.

“O sindicato vinha tentando negociar com o banco desde que o decreto foi publicado na última sexta-feira, mas não houve acordo. O Santander continua convocando os bancários para o trabalho presencial, sendo que a maior parte das agências opera com terceirizados para a manutenção do autoatendimento. Essa atitude do banco coloca em risco a saúde e a vida dos bancários e dos seus familiares. É um comportamento extremamente desrespeitoso com todos”, afirma a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Os dirigentes sindicais estão na agência conversando com os trabalhadores e explicando toda a situação, da importância de se manter em isolamento neste momento, em que faltam leitos em Campo Grande.

Através do Decreto nº 14.683, da Prefeitura de Campo Grande, foram antecipados os feriados municipais de 13 de junho e de 26 de agosto dos anos de 2021 e 2022, para os dias 22, 23, 24 e 25 de março. Assim, só podem funcionar serviços essenciais, como o autoatendimento bancário.

De acordo com o boletim extraordinário divulgado pela Fiocruz na última terça-feira (23), Mato Grosso do Sul é o estado com a maior taxa de ocupação em leitos de UTI no País, Campo Grande lidera entre as 19 capitais com maior lotação de UTIs.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS