30 de Outubro de 2019 às 10:12
Saúde
SEEB/Brasília
O Sindicato dos Bancários de Brasília e a Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) se reuniram com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, para cobrar respostas ao ofício encaminhado pela entidade acerca do Saúde BRB, das mudanças físicas de áreas do banco e dos processos seletivos internos. O encontro ocorreu na última sexta-feira (25).
Diante das cobranças dos representantes dos trabalhadores sobre o Saúde BRB, Paulo Henrique afirmou seu compromisso com a manutenção do modelo da Saúde BRB, com autogestão, universalidade (incluindo aposentados), solidariedade e sustentabilidade.
O presidente do SEEB/Brasília, Kleytton Morais, ressaltou que a manutenção do plano de saúde nesses termos é prioridade máxima da entidade sindical, o que não descarta buscar a parceria com as demais instituições representativas, como a AEBRB (para a qual foi enviado ofício, ainda sem resposta, buscando esse diálogo) e a AFABRB, a exemplo do estabelecido em outras ocasiões decisivas para o plano de saúde, uma vez que com os rendimentos societários, a AEBRB repassa ao custeio do plano cerca de 25% das despesas correspondentes.
Para Ronaldo Lustosa, diretor do Sindicato e conselheiro deliberativo da Saúde BRB, a entidade estará na linha de frente no acompanhamento passo a passo para garantir essa premissa da segurança e qualidade do plano.
Em ofício enviado ao presidente do banco, no dia 11 deste mês, solicitando reunião para tratar desses assuntos que têm causado preocupação entre os funcionários do banco, o Sindicato externa posicionamento firme a respeito do futuro da Saúde BRB, cujas informações que vêm circulando dão conta da ‘possibilidade de inviabilização de sua continuidade’.
Sobre a negociação de exclusividade do balcão do banco para os produtos de seguros (a Seguros BRB é controlada pelo Cartão), que proporcionam os principais rendimentos por meio da cota de 30% da BRBCard pertencentes à Associação dos Empregados do BRB (AEBRB) — da qual todos os empregados e aposentados são sócios automaticamente –, o presidente do banco disse ter procurado a associação, por meio de contatos pessoal e formal.
Vale lembrar que o acordo de acionistas venceu neste ano, e foi prorrogado para 2020, porque a nova negociação permanece em suspenso.
Em nome de questionamentos e propostas de vários funcionários, o Sindicato levantou a questão do aprimoramento dos PSI’s, ao que o banco retrucou que pretende modificar aspectos pontuais do PCCR no sentido de criar algumas novas funções. O Sindicato reiterou que cobra transparência e coerência na concessão de oportunidades de ascensão profissional. Mais detalhes virão na sequência das reuniões com a direção do banco, pois o assunto exige detalhamento.
Ivan Amarante, diretor da Fetec/CUT-CN e conselheiro fiscal do Saúde BRB, registrou que a negociação societária, conforme o banco, pode ser desenhada em vários modelos, mas Paulo Henrique assevera que por ser empresa pública, o BRB deverá licitar. Segundo ele, isso não representa, necessariamente, a exclusão da AEBRB, podendo representar, sim, uma oportunidade.
“Acompanharemos atentamente o desenrolar dos fatos quanto a essa negociação societária, vinculada à perenidade da Saúde BRB, tanto é que acentuamos a necessidade de outras reuniões com a direção do banco sobre o assunto, que é bastante complexo“, completou André Nepomuceno, diretor da Fetec-CUT/CN.
O presidente do BRB garantiu que manterá essa linha de contato e a mesa de negociação com o Sindicato também a esse respeito.
Durante o encontro, os bancários também reivindicaram explicações sobre a mudança física de algumas áreas do Edifício Brasília para um novo local. Os representantes da instituição informaram que as condições estruturais da sede do BRB exigem a reforma, confirmada por meio de estudo. O Sindicato acompanhará todo o processo, garantindo que as condições de trabalho dos bancários sejam respeitadas no novo espaço.
O Sindicato foi convidado pelo banco a participar do planejamento dos próximos processos seletivos internos e do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). A entidade frisou que é fundamental uma gestão efetiva do PCCR para que os bancários voltem a acreditar na ascensão profissional e que fará o que estiver ao alcance para melhorar a vida laboral dos bancários.
Participaram da reunião o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, os diretores Cristiano Severo e Ronaldo Lustosa. Representaram a Fetec-CUT/CN os diretores André Nepomuceno e Ivan Amarante.
Fonte: SEEB-Brasília
Link: https://sindicario.com.br/brb/em-reuniao-com-presidente-do-brb-entidades-cobram-compromisso-com-a-saude-dos-bancarios/