5 de Maio de 2020 às 12:17

Bancários da BV Financeira vão votar proposta de ACT por assembleia eletrônica

Assembleia

Na próxima quinta-feira, dia 7, os bancários da BV Financeira, da base territorial do SEEBCG-MS, poderão participar da assembleia eletrônica. Na ocasião, os funcionários irão deliberar quanto ao Acordo Coletivo de Trabalho com a BV Financeira, com validade durante a pandemia do coronavírus, e o processo de compensação das horas no banco de horas de 18 meses.

A proposta que será votada ameniza efeitos das Medidas Provisórias 927 e 936, que serão aplicadas pelo grupo financeiro, e garante empregos e renda durante a pandemia do coronavírus.

A votação virtual acontecerá durante o período das 8h até às 20h do dia 7, em um link disponível no site do sindicato: www.sindicario.com.br.

Veja principais pontos da proposta de acordo

• O acordo será nacional;

• Estabilidade no emprego de até 120 dias, com redução salarial e redução de jornada de apenas 25% sobre o salário bruto por 60 dias;

• Para garantir a renda líquida do trabalhador, haverá uma ajuda compensatória (abono), de natureza indenizatória. Ou seja, o valor creditado na conta a cada mês, durante esses 60 dias, não sofrerá alterações;

• Com a redução da jornada de trabalho, os empregados deixarão de trabalhar 5 dias por mês, que poderão ser em dias corridos ou fracionados por semana.

Banco de Horas

• Institui o banco de horas apenas durante o período da pandemia;

• Prazo de 18 meses para pagamento das horas negativas (horas não trabalhadas durante a o período de isolamento social);

• Pagamento com prorrogação de jornada de no máximo duas horas por dia para compensação das horas não trabalhadas;

• Em caso de demissão sem justa causa, o saldo negativo não será descontado. Serão abonadas, sem desconto na rescisão;

• Empregados terão a opção de utilizar 10 dias de férias para pagamento do saldo de horas, o que é uma alternativa para a compensação de horas não trabalhadas.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS com informações do SEEB/São Paulo