11 de Julho de 2007 às 13:43
O tema da segurança bancária será discutido em um dos grupos de trabalho do Conecef, que acontece em São Paulo (SP) nos dias 30 e 31 de julho
Vem aí o 23º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), agendado para os dias 30 e 31 de julho, em São Paulo (SP). O evento está sendo preparado em todo o país, com entidades sindicais e associativas realizando congressos estaduais e conferências regionais para definir as reivindicações da campanha salarial deste ano, com ênfase para as questões específicas de cada banco.
A edição deste ano do Conecef vai reunir 180 delegados da ativa e 40 delegados aposentados, eleitos em congressos estaduais ou conferências regionais. Na pauta um dos assuntos em destaque diz respeito à segurança bancária. A necessidade da direção da Caixa tomar iniciativa para resolver eventuais problemas com a segurança bancária tem sido apontada pela representação nacional dos empregados.
Na mesa de negociações permanentes, quando a questão da segurança bancária vem à tona, o movimento nacional dos empregados tem apresentado aos representantes da Caixa uma lista extensa de reivindicações, entre as quais a retirada de todos os equipamentos da Cash Dispenser com abastecimento frontal (substituição por equipamentos de abastecimento posterior), a implantação de portas giratórias na entrada das agências (antes das salas de auto-atendimento) e a criação de estruturas gerenciais ou de representações de segurança compatíveis em todos os estados.
Outra reivindicação diz respeito à imediata instalação de vidros de proteção nos guichês de caixa e penhor, conforme sugestão aprovada de forma consensual no GT Segurança Bancária, que embora encaminhada à empresa não teve ainda aplicação prática.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) entendem como relevantes as seguintes questões: não responsabilização civil dos empregados em caso de fraudes ou golpes de terceiros contra a Caixa, proibição de transporte de valores por empregados da Caixa, revisão do normativo que regula a entrega e guarda de malotes empresariais com maior segurança para os empregados, proibição do atendimento prévio na parte externa das unidades, adequação dos equipamentos de segurança às necessidades de cada local e acompanhamento de todos os empregados em caso de pós-assalto e, se necessário, com esquema de segurança.
Link: https://sindicario.com.br/caixa-economica-federal/23o-conecef-seguranca-bancaria-e-assunto-de-interesse-dos-empregados-da-caixa/