11 de Setembro de 2008 às 12:00
Compartilhe
São Paulo - Os bancários da Caixa Federal voltam à mesa de reuniões com representantes do banco nesta sexta-feira, dia 12, para dar seqüência às negociações para a renovação do acordo aditivo específico.
Segundo a agenda fechada na reunião inaugural, realizada na sexta-feira, 5, neste dia 12 serão debatidos os assuntos do primeiro bloco: plano de carreiras e isonomia.
A diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e empregada da Caixa, Jackeline Machado, afirma que um dos pontos a serem resolvidos é a falta de diferenciação entre os cargos técnicos e os de confiança. “Queremos também o fim das diferenças de tratamento dado aos empregados do corpo gerencial”, diz.
A dirigente, que participa das negociações com a empresa, aponta que existem várias questões em termos de isonomia que precisam ser resolvidas. “É injusto, por exemplo, que um bancário, seja ele novo ou antigo, tenha seus direitos rebaixados ao se afastar por doença ocupacional. Principalmente por ter adquirido um problema de saúde em função de condições inadequadas de trabalho”, critica Jackeline.
O calendário de negociações prevê ainda para o dia 19 de setembro o debate sobre a jornada de seis horas para todos os empregados, contratação e a extensão do auxílio-refeição e cesta-alimentação aos aposentados e pensionistas. Para o dia 26, estão previstos os temas de democratização da gestão e recomposição do poder de compra dos salários.
Prorrogações - Também na reunião do dia 5, a validade do aditivo em vigência dos empregados foi prorrogado de dia 31 de agosto para 30 de setembro.
Jair Rosa, do Seeb/SP