17 de Agosto de 2011 às 10:13

Caixa: Hoje, 17/08, Comando leva reivindicações específicas à direção da Caixa

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, entrega a pauta específica de reivindicações dos empregados da Caixa Econômica Federal para a direção do banco hoje (17), em Brasília. A minuta foi referendada pelos trabalhadores da Caixa nos dias 9 e 10 de julho, em São Paulo, durante o 27º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), depois de um amplo processo democrático de debates e consultas nos estados.

"O 27º Conecef apontou para uma grande mobilização dos empregados. As propostas foram definidas com muita clareza e esperamos que a Caixa mostre disposição para atender todas as nossas reivindicações", afirma Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.

Dentre as reivindicações deliberadas no 27º Conecef, destacam-se recomposição do poder de compra dos salários, mais contratações, melhorias no Saúde Caixa, fim do voto de minerva na Funcef e dos correspondentes bancários, pagamento do tíquete e cesta-alimentação aos aposentados e pensionistas, isonomia para todos os empregados, e fim da discriminação aos empregados do REG/Replan não saldado.

Outra meta dos trabalhadores é que a empresa atinja a marca dos 100 mil bancários. Hoje o número de contratados está em torno de 87 mil pessoas. "Se, por um lado, a Caixa apresentou crescimento de 37% no resultado do primeiro semestre e tem se destacado nos programas sociais do governo federal, por outro, as pessoas estão trabalhando mais, com excesso de horas extras, o que tem causado adoecimentos. Por isso, reivindicamos mais contratações para melhorar as condições de trabalho", afirma o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Plínio Pavão.

Correspondentes

Os trabalhadores aprovaram também resolução em apoio no Congresso Nacional do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 214/2011, de autoria do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que suspende as resoluções do Banco Central (BC) que escancaram a atuação dos correspondentes bancários.

Confira os principais pontos:

Carreira, jornada, isonomia, Sipon e Conselho de Administração

- Criação de critérios não subjetivos para descomissionamento e transparência nos PSIs
 - Contratação de novos empregos
 - Jornada de 6 horas, sem redução salarial
 - valorização dos pisos, com adoção do piso do Dieese e reflexos em todo PCS
 - Registro de ponto, para todos, com login único
 - Isonomia - apoio ao PL 6.259/05 e realização de encontro nacional para debater o assunto, com o envolvimento, inclusive, de outras estatais atingidas pela resolução de 9
 - Acessibilidade a cursos e possibilidades de carreira para empregados com deficiência

Saúde Caixa e Saúde do Trabalhador

- Combate ao assédio moral e a toda forma de violência organizacional
 - Utilização do superávit anual do Saúde Caixa para melhorias do plano