15 de Outubro de 2007 às 12:54
A Caixa Econômica Federal “desbancou” o Santander da primeira posição no ranking de reclamações das instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, realizado pelo Banco Central do Brasil. Nos dados mais recentes da instituição, referentes a agosto deste ano, a CEF aparece e primeiro lugar, com 1.354 reclamações procedentes. A maior parte das queixas – 617 – refere-se ao não cumprimento de prazos, enquanto o atendimento ocupa o segundo lugar nas lista de reclamações dos clientes sobre o banco (517).
A relação do BC aponta, ainda, que a Caixa possui 32.835.376 correntistas protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito. Assim sendo, o índice de reclamações (composto pelo número de reclamações, dividido pelo de clientes multiplicado por cem mil) é de 4,12.
O Santander Banespa está em segundo lugar no ranking do BC. Em agosto, foram 263 reclamações procedentes, 95 delas voltadas para o atendimento do banco. Empatados com 28 queixas cada, estão o fornecimento de produtos e serviços não solicitados e problemas no oferecimento de informações. O índice do Santander é de 3,27.
Em terceiro lugar está o HSBC, com 71 reclamações, sendo 23 delas referentes ao atendimento do banco, conferindo à instituição o índice de 2,82. Em seguida, aparece a Nossa Caixa, com 101 queixas (28 sobre fornecimento de documentos, que lidera a insatisfação dos clientes) e índice de 2,11. O quinto lugar pertence ao Conglomerado Itaú, com 11,8 milhão de clientes e 240 queixas no BC (76 delas por atendimento). O índice do Itaú é de 2,02.
Secretaria de Imprensa e Comunicação
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