11 de Setembro de 2008 às 11:35
Compartilhe
Documento orienta trabalhadores da empresa a se manterem informados sobre os desdobramentos da campanha salarial de 2008 no âmbito da Caixa
Mensagem da Contraf/CUT e da CEE/Caixa, encaminhada para entidades sindicais de todo o País, orienta os trabalhadores da empresa a se manterem informados sobre os desdobramentos da campanha salarial de 2008, integrando-se à mobilização do conjunto da categoria bancária.
O documento faz um relato sucinto sobre a primeira rodada específica de negociação, ocorrida em Brasília no último dia 5 de setembro, e avalia como positiva a aceitação por parte da Caixa da proposta de calendário, que abre a perspectiva para o processo efetivo de negociação. Diz, no entanto, que essa expectativa somente será correspondida se houver pressão do conjunto dos empregados durante essas negociações.
Na mensagem da CEE/Caixa, cuja íntegra está disponível no portal http://www.fenae.org.br – seção “CEE/Caixa”, link “Mensagem” – a intenção da empresa de retirada do patrocínio do REG/Replan não-saldado foi repudiada como afronta ao direito dos empregados e desrespeito ao processo de negociações. Nesse particular, o documento lembra que a empresa não poderá exercer nenhum tipo de retaliação aos bancários optantes por permanecer no REG/Replan não-saldado, “pois, quando da implantação do Novo Plano da Funcef, houve acordo de que essa adesão não seria obrigatória”. Caso essa medida unilateral venha a ser adotada, o que foi negociado entre os representantes dos empregados e da empresa ficará rompido, e isso a Contraf/CUT – CEE/Caixa não vai aceitar sob nenhuma hipótese.
A mensagem da CEE/Caixa relata ainda que, durante as negociações específicas da semana passada, foi cobrada da empresa a imediata suspensão da retaliação contra os empregados das bases sindicais de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), devido à greve de 10 de outubro da campanha salarial do ano passado. A Caixa se manteve intransigente e voltou a insistir, como forma de retaliação, no descomissionamento dos trabalhadores que participaram da greve.
Fenae.Net