12 de Janeiro de 2022 às 05:00

Caixa: 161 anos a serviço da população brasileira e do desenvolvimento do país

100% público

A Caixa Econômica Federal está completando 161 anos. Fundada em 12 de janeiro de 1861, é um patrimônio público dos brasileiros, o banco social do Brasil.

A Caixa tem sido fundamental para os brasileiros, seja na sua atuação econômica, política ou social. É o sonho da casa própria, do diploma universitário, do saneamento básico, da proteção ao trabalhador do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) e do apoio para quem mais precisou na pandemia de Covid-19.

Os empregados e empregadas são a força-motriz que protege a Caixa e permite que ela alcance todo o país. São quase 85 mil bancários e bancárias presentes no dia a dia de milhões de brasileiros, levando inclusão bancária, democratização do acesso ao crédito, pagamentos de benefícios sociais, apoio às micro e pequenas empresas, políticas públicas de educação, esporte, saneamento, infraestrutura, agricultura familiar, moradia e sustentabilidade.

“É através dos seus empregados e empregadas que a Caixa têm conseguido garantir a efetividade das políticas públicas. São esses trabalhadores que estão no dia a dia do banco atendendo a milhares de brasileiros em busca dos diversos auxílios e programas sociais. Por isso, na data de hoje, parabenizamos, em especial, os bancários da Caixa e reforçamos a importância do reconhecimento e da valorização desses trabalhadores”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues.

Mas a Caixa continua sob ameaça de privatização e precisa do apoio dos mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras. Por isso, os bancários e bancárias da Caixa, através das suas entidades representativas, estão fazendo um chamamento público e querem envolver toda a sociedade para defender a Caixa pública e reforçar a importância do banco para todos e todas.

Vale ressaltar que não há motivo para querer privatizar o banco. O lucro líquido da Caixa em nove meses de 2021 foi de  14,1 bilhões, aumento de 87,4% sobre o mesmo período de 2020.

"A Caixa tem resistido ao longo de 161 anos aos diversos ataques, é um banco público que dá lucro, tem uma história muito preponderante no desenvolvimento do país e é isso que a gente luta, para continuar um patrimônio público. Em toda sua história, a Caixa é um instrumento de políticas públicas, voltadas ao desenvolvimento e à redução das desigualdades sociais, e de políticas anticíclicas de taxas de juros”, ressalta o secretário de Relações Sindicais e Saúde do sindicato e bancário da Caixa, Everton José Gaeta Espindola.

“O banco está correndo o risco de ser privatizado e os prejuízos são para todos os brasileiros. A Caixa é importante para o país. Sem essa instituição pública, podemos ter grandes prejuízos. O banco 100% público tem se mostrado essencial no socorro à população brasileira, especialmente, nesta crise sem precedentes provocada pela pandemia do coronavírus”, esclarece o empregado da Caixa e secretário de organização e Informática do sindicato, Laerte Jeronymo.

Números da Caixa

Defender a Caixa é lutar por um Brasil melhor para todos. Essencial para o desenvolvimento do país, com políticas de geração de emprego e renda, o banco tem sido fundamental em momentos de crise como aconteceu em 2008 e agora com a pandemia de Covid-19.

De 2019 a outubro de 2021, foram pagos um volume superior a R$ 926 bilhões em benefícios sociais, sendo o montante de R$ 572,2 bilhões em benefícios continuados, a exemplo de Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e outros, e R$ 399,2 bilhões em benefícios emergenciais como o Auxílio Emergencial, Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, Saque Emergencial do FGTS e outros.

Dados do Relatório de Análise de Desempenho do 3º trimestre de 2021 da Caixa:

• 84,7 mil empregados em todo o Brasil;
  • Mais de 145 milhões de correntistas e poupadores;
  • 53,8 mil pontos de atendimento;
  • 4,3 mil agências e pontos de atendimento;
  • recorde de mais de 109 milhões de contas poupanças;
  • atinge o 2º melhor lucro da história, maior que todos os resultados anuais, exceto 2019.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS (Com informações da Fenae)