21 de Março de 2024 às 17:11

Cipa na Caixa: Sua voz pela segurança no trabalho!

Prevenção de Acidentes

Garantida em lei, a Cipa - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde e a segurança do trabalhador.

A Cipa é composta por trabalhadores e representantes do empregador eleitos. O edifício da Caixa Econômica Federal da esquina das ruas Bahia e Euclides da Cunha, em Campo Grande, está com inscrições abertas para a comissão, no exercício de 2024/2025. A eleição vai ocorrer entre os dias 11 e 15 de abril.

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região alerta para a importância deste processo eleitoral para que o local não corra o risco de ficar sem representante. 

Com atribuições importantes, a Cipa atua na:

  • Identificação de riscos no ambiente de trabalho;

  • Fiscalização do cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho;

  • Elaboração de plano de trabalho preventivo;

  • Participação na implementação e avaliação de medidas de segurança;

  • Realização de inspeções nos ambientes de trabalho;

  • Divulgação de informações sobre segurança e saúde no trabalho;

  • Participação em discussões sobre impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho.

Ser um Cipeiro é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade de fazer a diferença:

  • Contribuir para a segurança e saúde de seus colegas;

  • Promover um ambiente de trabalho mais saudável e positivo;

  • Ter voz ativa na empresa e defender a saúde e direitos dos trabalhadores;

  • Tem direito a estabilidade no emprego. Isto significa que o membro da CIPA não pode ser despedido até um ano após o fim do seu mandato. 

Vale ressaltar que a Cipa é fruto da luta dos trabalhadores por condições de trabalho seguras e dignas.

Qual a importância da CIPA?

No caso da categoria bancária, os cipeiros poderão atuar na prevenção das LER/DORT, garantindo ergonomia adequada, e das doenças mentais - já que o ambiente de trabalho bancário pode ser estressante, levando a doenças como ansiedade, depressão e síndrome de burnout. 

Segundo levantamento do Dieese, a pedido da Fenae, 524 empregados foram afastados por acidente de trabalho na Caixa em 2022. Uma parcela significativa desses afastamentos está relacionada a problemas de saúde mental, representando 75% dos casos de acidentes de trabalho em 2022.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS


 

 

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