9 de Julho de 2020 às 08:41

Conecef definirá pauta de reivindicações dos empregados da Caixa

Movimento Sindical

Faltam dois dias para o início do 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal, que será realizado virtualmente por conta da pandemia do coronavírus. Cerca de 280 delegados eleitos nos congressos estaduais e regionais realizados até 5 de julho vão debater as propostas encaminhadas por trabalhadores de todo o País. Do encontro, sairá a pauta de reivindicações da categoria para Campanha Nacional dos Bancários 2020.

Representando os bancários da base do Sindicato dos Bancários de Campo Grande - MS e Região, estarão os diretores Laerte Romerto Jeronymo, Marileda Ourives de Souza e Jadir Fragas Garcia.

O Conecef é a instância máxima de deliberação do movimento dos trabalhadores da Caixa. Realizado anualmente com a participação de delegados eleitos nas bases sindicais, o congresso define também as reivindicações que serão levadas à mesa de negociações permanentes com a empresa, assim como a estratégia e o calendário de mobilização.

“É muito importante a mobilização dos empregados na definição de nossas prioridades e na construção da nossa estratégia de luta em defesa da Caixa 100% Pública, dos nossos direitos e empregos. Enfrentamos uma conjuntura adversa, de ataques, tanto em relação ao governo federal quanto na direção do banco. Portanto, é muito importante que estejamos mobilizados, unidos e organizados”, defende o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa e diretor da Fenae, Dionísio Reis.

A abertura do 36º Conecef acontecerá às 19h desta sexta-feira. No sábado (11), a partir das 10h, haverá três painéis:  Defesa da Democracia, das Empresas Públicas, Bancos Públicos e Caixa 100% pública, Saúde e Direitos; em seguida deliberação sobre as propostas dos encontros estaduais e o encerramento está previsto para 13h com atividade cultural.

Todas as informações sobre o Congresso estão disponíveis no app Viva Fenae/Apcef .

Mobilização

O primeiro Congresso Nacional dos Empregados da Caixa foi realizado em 1985. Nesse encontro, foi aprovada a primeira greve de caráter nacional na Caixa em 30 de outubro de 1985, movimento que tinha como reivindicações centrais o direito à sindicalização e a implantação da jornada de trabalho de seis horas diárias.

Nesses 36 anos de lutas e mobilizações, os empregados da Caixa conquistaram a jornada de seis horas, o direito à sindicalização, a revogação da RH 008 que demitia sem justa causa, a recomposição do poder de compra dos salários, a reintegração de 2.500 empregados demitidos durante o governo Collor de Mello, a democratização da gestão e a implantação do Novo Plano de benefícios na Funcef, PLR Social entre outras.

Atualmente, o Conecef cumpre seu objetivo de indicar os rumos do movimento dos empregados da Caixa e tornou-se um espaço essencial de diálogo e articulação dos trabalhadores do banco.

Fonte: Fenae