8 de Novembro de 2007 às 10:16

Fenae e Contraf lançam campanha por mais empregos na Caixa

A Federação Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal, ao lado de entidades associativas e sindicais que representam os trabalhadores do banco, lançaram nesta quarta-feira (7 de novembro), em Brasília, a campanha nacional por mais contratações na CEF. O ato foi realizado no Senado, com a presença de lideranças dos trabalhadores de todo o País.

Conforme a Fenae, a campanha “Mais empregados para a Caixa, mais Caixa para o Brasil” já vinha sendo desenvolvida, porém, o ato desta quarta-feira foi parte da preparação para a 4ª Marcha da Classe Trabalhadora, convocada pelas centrais sindicais para ocorrer em 5 de dezembro. Na ocasião, serão solicitados itens como redução da jornada de trabalho, mais e melhores empregos e fortalecimento da seguridade social e de políticas públicas.

“Tem tudo a ver uma mobilização com a outra, porque buscamos não apenas amenizar a sobrecarga de trabalho na nossa empresa, mas também fazer com que a Caixa esteja à altura do desafio que lhe tem sido posto na implementação de políticas públicas”, disse José Carlos Alonso, presidente da Fenae. Já Vagner Freitas, presidente da Contraf/CUT, destacou a necessidade de uma discussão global sobre a atuação das instituições financeiras no País, lembrando que a campanha das entidades ligadas à Caixa busca “aprimorar o emprego para aprimorar a empresa pelo desenvolvimento social”.

Campanha – O manifesto da campanha “Mais empregados para a Caixa” destaca que o volume de serviços prestados ao governo e à sociedade cresceu consideravelmente nos últimos anos, ao passo que o número de trabalhadores encolheu. O documento pede que o total de empregados seja estabelecido a partir de estudo elaborado pela CEF, com a participação dos representantes dos bancários, e que a Caixa adote uma estratégia para elevar o quadro de pessoal ao patamar de 100 mil empregados concursados, além de 12 mil estagiários e 3,5 mil menores-aprendizes hoje existentes.

O manifesto e o modelo de abaixo-assinado da campanha estão disponíveis no site da Fenae, em http://www.fenae.org.br.

Secretaria de Imprensa e Comunicação, com informações da Fenae