23 de Janeiro de 2012 às 11:33

FRAUDE NA HORA EXTRA - SINDICATO ALERTA

AOS BANCÁRIOS DA CAIXA

NÃO MARQUE BOBEIRA, MARQUE SEU PONTO !
Após a implantação das medidas de redução de horas extras pela direção da Caixa, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região tem recebido diversas denúncias que, em várias agências, empregados estão trabalhando com a matrícula de outros após o encerramento da sua jornada, ou seja, reduzir os custos da unidade, mascarando a falta de empregados.
Segundo o diretor de Assuntos Jurídicos do SEEB/CG, Cícero Roberto dos Santos, que é empregado Caixa e também Presidente da APCEF/MS, o que está acontecendo é uma distorção da realidade por parte de alguns gestores. Ele esclarece que a orientação da Caixa de redução dos custos não obriga o empregado a se sujeitar a trabalhar com a matrícula de outro, o que é contra os normativos, pois a senha é pessoal e intransferível, nem tampouco a trabalhar sem receber. Os colegas precisam ficar muito atentos, porque tanto os empregados que estão “cedendo” a matrícula, quanto os que estão trabalhando com a matrícula alheia estão sujeitos à todas as penalidades descritas nos normativos da Caixa.
Para diminuir essa prática já foi acordado com a Caixa a Implantação do login único, que a Caixa havia se comprometido em implantar até o final de 2.011, mas não foi possível em em virtude de adequações no sistema, segundo a Caixa.O assunto voltará a pauta na próxima reunião da Comissão de Empresa, prevista pra o início de fevereiro.
Mesmo com as determinações da Caixa, quando o empregado não conseguir realizar o trabalho dentro da sua jornada e tiver que exceder ele deve registrar o ponto no SIPON e não aceitar trabalhar com matrícula de outro. A regra continua a mesma, todas as horas extras realizadas deverão ser 50% pagas e 50% compensadas em até 30 dias, não havendo a compensação dentro desse período o pagamento será realizado em espécie.
Essas ocorrências só reforçam o que vem sendo cobrado da Caixa pelo movimento sindical há muito tempo que é a necessidade urgente de contratação de mais empregados. Isso mostra que em todas as unidades os empregados estão extrapolando as suas jornadas, estão sobrecarregados, o que futuramente acarretará em afastamentos por motivos de saúde , entre vários outros fatores de riscos a que estão expostos.
O Diretor de Relações Sindicais, Benício Pereira Faustino, que também é empregado Caixa, informa que o Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região tomará todas as providências para coibir essa prática, através de fiscalização pelo sindicato e pelos órgãos competentes. Os bancários devem denunciar ao sindicato, não somente essa, mas toda e qualquer irregularidade no ambiente de trabalho, através do site www.sindicario.com.br - fale conosco ou pelo fone 3312-6100. O Diretor alerta ainda a todos os gestores para o fato de que normativamente, é pessoal responsabilização por transgressões aos normativos da CAIXA e as conseqüencias danosas, via de regra, são imputadas exclusivamente ao empregado que deu causa ao ilícito, ou seja, o gerente que foi coagido a praticar irregularidades para conseguir executar suas atividades.
JURÍDICO DO SEE/CG – HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
Para informações sobre andamentos de processos, homologações e outras informações , o departamento jurídico do SEEB/CG – fone 3312-6100 - atende nos seguintes horários:
Segunda a quarta-feira: 08:30h as 11:30h – 13:30 as 17:30 h.
Quinta e sexta-feira: 08:30 as 11:30h.

Os advogados (Dr Alexandre, Dra Larissa e Dra Fabiana) fazem plantão no sindicato às segundas, quartas e sextas das 08:30 as 11:30h. Caso necessite falar diretamente com os advogados em outros horários o bancário pode agendar diretamente no escritório pelos fones 3042-8153 e 3383-8152.

Fonte: SEEB/CG