17 de Setembro de 2025 às 11:50
Dia de Luta
Na manhã desta quarta-feira, 17 de setembro, no Dia Nacional pelo Saúde Caixa, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região realizou mobilização em frente à agência da Caixa Econômica Federal, localizada na rua Maracaju, onde a abertura da unidade foi atrasada em uma hora.
Como parte da ação, os dirigentes sindicais colaram cartazes e faixas no local e em diversas outras agências, além de dialogarem com os empregados e empregadas do banco público. A ação nacional visa pressionar a Caixa a apresentar uma proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa, já que as reivindicações dos bancários foram entregues em julho deste ano.
“Estivemos em várias agências para conversar e fazer um bate-papo com funcionários. No mês de outubro, teremos a renovação do ACT do Saúde Caixa e não recebemos nenhum retorno por parte do banco. Então, a mobilização é importante para que os bancários da Caixa entendam e participem nas mobilizações, para que juntos possamos realmente ter um reajuste zero, que é muito importante, já que a saúde para nós é fundamental”, afirmou a presidenta do sindicato, Neide Rodrigues.
Ver essa foto no Instagram
“O nosso desafio maior é construirmos juntos aos empregados da Caixa um movimento de resistência e dizer não ao reajuste, dizer não ao teto de 6,5%. Precisamos derrubar esse teto para estabelecer aquilo que já está no nosso acordo coletivo, e isso só será possível na construção de um movimento que tenha o empregado à frente das lutas por manter conquistas e avançar nas questões relativas ao plano de saúde”, disse o secretário de saúde do SEEBCG-MS, Everton Espindola, que também é presidente da Apcef/MS.
Ver essa foto no Instagram
As reivindicações levantadas pelos empregados e empregadas para o Saúde Caixa são:
Além das atividades nas agências e departamentos administrativos da Caixa, os empregados e as empregadas foram chamados a participar de ações nas redes sociais, com postagens de cards e textos cobrando uma proposta da Caixa e valorização dos seus profissionais.
As ações nas redes sociais começaram nesta quarta-feira (17) e seguem, pelo menos, até sexta-feira (19), quando acontecerá a próxima reunião de negociações para a renovação do ACT do Saúde Caixa. A reunião será realizada em Brasília, a partir das 12h30 (horário de BSB).
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação
Link: https://sindicario.com.br/caixa-economica-federal/luta-pelo-saude-caixa-seebcg-ms-cobra-reajuste-zero-em-mobilizacao/