8 de Fevereiro de 2008 às 11:06

Regras para adesão ao PCS da CEF geram protestos

Comunicado emitido na quarta-feira (6 de fevereiro) pela Caixa Econômica Federal causou preocupação no meio sindical. O documento aponta para restrições na adesão ao novo Plano de Cargos e Salários, válida apenas aos empregados que optarem pelo saldamento do REG/Replan. A proposta, inclusive, não conta com a concordância das entidades sindicais do País.

De acordo com a Fenae, tudo é feito “de forma atabalhoada”. Em rodadas de negociações ocorridas no final do ano passado, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) contestaram a insistência da empresa em querer impor condições preliminares para a nova tabela de unificação das carreiras administrativas de um novo PCS.

Restringir a migração para a nova tabela do PCS apenas para os empregados que optarem pelo saldamento do REG/Replan e pelo Novo Plano da Funcef é um parâmetro que a Diretoria da Fenae também refuta com a veemência necessária, por entender que propostas dessa natureza não contemplam as reivindicações do conjunto dos empregados e atrapalham o processo de negociações com as entidades representativas.

É fundamental, portanto, que propostas relacionadas à nova tabela de unificação do PCS sejam debatidas com as representações nacionais dos empregados. Esse debate não pode ser feito com base na pressa e os empregados de todo o país devem mobilizar-se para pressionar a direção da Caixa a cumprir o formato de PCS que contemple a realidade de todo o quadro de pessoal da empresa.

Secretaria de Imprensa e Comunicação, com Fenae.Net