13 de Outubro de 2010 às 12:32

SEEB CG/MS: Greve dos bancários 2010 já é a maior dos últimos 20 anos

A greve dos bancários já passa de duas semanas e é considerada a maior das últimas duas décadas. Durante 14 dias de greve, 8.187 agências foram fechadas em todo o Brasil. A categoria rejeitou a proposta inicial dos banqueiros que oferecia um índice de apenas 4,29% e deflagrou greve no dia 29/09 para pressionar os bancos a melhorarem a proposta. O movimento grevista ganhou força, tanto é que quebrou o silêncio dos bancos, que no dia 11 de outubro apresentaram nova proposta. Estas serão avaliadas em assembléia hoje, 13/10. (clique aqui para ler).

De acordo com a diretora sindical do SEEB CG/MS,  Leila Cristina de Oliveira, em Mato Grosso do Sul a greve teve um crescimento progressivo. No primeiro dia (29/09) foram 69 agências fechadas, já na sexta-feira (08/10) os bancários paralisaram 101 agências no Estado.

Na segunda e terça-feira (11 e 12 de outubro) os bancos de MS não abriram em virtude dos feriados: 11 - Divisão do Estado, 12 - Dia da  Nossa Senhora Aparecida. O balanço das agências fechadas hoje será divulgado no fim da tarde.

“Temos o total apoio da categoria nesta greve. Os bancários sabem que sem essa mobilização não há como tirar melhores propostas dos banqueiros. Notei que a população também entendeu e apoiou nosso movimento, até porque fizemos um trabalho antecipado de alertar a sociedade sobre a greve e informar que as nossas reivindicações  também  beneficiam os clientes”, explica a secretária de relações sindicais, Ana Lúcia Barbosa.

O secretário de imprensa do SEEB CG/MS Vanderlei da Silveira Pinto ressalta que a participação dos bancários foi fundamental para o fortalecimento da greve. “Como todos os anos conseguimos avançar através de nossas mobilizações. No entanto, em 2010, com apenas 15 dias, nosso movimento foi o maior de 20 anos. Acredito que esse resultado demonstra a organização eficaz dos sindicatos e principalmente a participação intensa dos bancários que estão cada vez mais engajados e dispostos a buscar a valorização profissional”, enfatiza.

Fonte: Adriana Miceli - SEEB CG/MS