11 de Setembro de 2012 às 10:21

Assembleia dos bancários decide pela greve

Campanha Nacional 2012

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região decidiu em Assembléia Geral Extraordinária realizada na noite desta quarta-feira (12) pela paralização geral a ser iniciada a partir da zero hora do dia 18 de setembro. Por orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, o sindicato realizarou a assembleia para aprovar a deflagração da greve por tempo indeterminado diante do impasse nas negociações com a Fenaban. Uma nova assembleia será realizada no dia 17, para organizar a paralisação.

Em votação a categoria decidiu por ampla maioria pela paralização. Para a presidenta do SEEB-CG, Iaci Azamor Torres, a votação é reflexo da insatisfação da categoria. "As demissões, o assédio moral, a falta de perspectiva de crescimento, a discriminação e a precarização está a frente de questões salariais. A categoria está mobilizada para lutar por emprego digno, acima de tudo", afirmou a presidenta.

O Comando Nacional considerou insuficiente a proposta dos bancos apresentada no dia 28 de agosto, de 6% de reajuste sobre todas as verbas salariais, o que significa aumento real de 0,58%. Em nova rodada de negociação realizada no dia 4 de setembro, a Fenaban frustrou a expectativa dos bancários e não apresentou nenhuma nova proposta, forçando o Comando a orientar os sindicatos pelo encaminhamento da greve.A Contraf-CUT enviou carta à Fenaban na quarta-feira 5 de setembro para informar sobre o calendário de mobilização aprovado pelo Comando e reafirmar que os sucessivos resultados positivos dos bancos permitem atender às demandas dos bancários.

"Somente os cinco maiores bancos tiveram R$ 50,7 bilhões de lucro líquido em 2011, com uma rentabilidade de 21,2%, a maior do mundo. No primeiro semestre deste ano, as mesmas instituições apresentaram lucro líquido de R$ 24,6 bilhões, maior que em igual período do ano passado, mesmo com o provisionamento astronômico de R$ 37,34 bilhões para pagamento de devedores duvidosos, incompatível com a situação real de inadimplência", afirma ainda o texto, assinado por Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

O Comando aguarda nova proposta até o dia 17, para submeter as contrapropostas às assembleias antes da greve.