2 de Agosto de 2012 às 13:30

Ato de Lançamento da Campanha Nacional percorre centro de Campo Grande-MS

Campanha Nacional 2012

Ato foi iniciado no centro de Campo Grande, em frente agência do BB, na 13 com Afonso Pena

Alan de F. Brito

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (01) em Campo Grande, o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2012, em frente ao Banco do Brasil na Avenida Afonso Pena com a 13 de maio, um dos principais cruzamentos da Cidade Morena.

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região recebeu o apoio do Sindicato de Dourados, que veio com sua diretoria reforçar o ato de lançamento da Campanha Nacional na capital. Já na manhã desta quinta-feira (02) é a vez do sindicato de Campo Grande retribuir o favor. O ato em Dourados com a presença dos dois sindicatos acontecerá às 8h na Praça Antônio João.

O Ato

Durante o ato, os bancários de Campo Grande e Dourados, distribuíram panfletos para a população, durante um ‘café da manhã’ oferecido pelo Sindicato de Campo Grande aos clientes dos bancos e pessoas que passaram pelo local. No panfleto as pautas de reivindicação dos bancários nesta Campanha Nacional 2012. Além de reivindicar melhores condições de trabalho e aumento salarial, a campanha deste ano está focada na qualidade do atendimento ao cliente e na diminuição de taxas e juros. Os bancários exigem também mais contratações e fim do assédio moral, sofrido por vários profissionais.

Durante a fala, o Presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados, Raul Verão, afirmou que a campanha é acima de tudo pela qualidade do atendimento, que, segundo ele, passa por ter um bancário saudável e motivado para o trabalho. “Nossa campanha não é só para o trabalhador bancário, mas para todos os trabalhadores e trabalhadoras, clientes dos bancos” afirmou o presidente.

Já a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, Iaci Azamor Torres, destacou que as exigências dos bancários não são absurdas, mas sim, compatíveis com o lucro dos bancos. “Os bancos lucram bilhões no Brasil. Mas mesmo com tal lucro, o funcionário e o cliente não são prioridade para eles, apenas o dinheiro”, ratificou.

Já o Presidente Estadual da Central  Única dos Trabalhadores (CUT), Jefferson Borges, defendeu que as reivindicações dos bancários sejam atendidas, tanto pelo governo quanto pelos bancos. “Estamos em processo de mobilização em todo o Brasil em diversas categorias. É importante ter agora os bancários mobilizados em sua Campanha Nacional”, afirmou.

Truques

Após as falas de abertura do ato, um pequeno esquete de teatro foi apresentada para os bancários, clientes e transeuntes. Os atores Wagner Jean e Diogo Adriani, com muita irreverência fizeram apresentação em que, com muito humor, conseguiam mostrar os ‘truques’ do banqueiro, tanto com o bancário, quanto com os clientes.

A apresentação vai ao encontro do material da Campanha Nacional de 2012, que tem como slogan: “Chega de truques, banqueiro!”, em uma alusão a diversas situações cotidiana nos bancos, como por exemplo, querer ‘sumir’ com as portas-giratórias, ou mesmo, anunciar que baixou os juros, mas magicamente, aumentar as tarifas.

Após o ato no Banco do Brasil, os bancários percorreram as agências de outros bancos no centro de Campo Grande, como a do Itaú, Caixa, Bradesco, Santander e HSBC.

Campanha 2012

A Campanha Nacional dos Bancários foi aprovada na 14ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada em Curitiba, nos dias 20, 21 e 22 de junho, onde participaram delegados de todo o Brasil. A pauta da campanha é unificada para toda a categoria.

Entre as reivindicações, os bancários pedem ainda 5% de aumento real acima da inflação. Além do aumento das contratações, o fim da rotatividade e das terceirizações, bem como igualdade de oportunidades. Outro ponto levantado pelos bancários é o fim das metas abusivas e combate ao assédio moral para preservar a saúde dos bancários. A campanha pede também por mais segurança nas agências e postos bancários.

Negociação

Ainda nesta quarta-feira, a Contraf/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - federações e sindicatos dos bancários de todo o país, entregaram para a FENABAN –Federação Nacional dos Bancos – a minuta aprovada na 14ª Conferência Nacional dos Bancários e referendada por assembleias sindicais em todo o Brasil. A partir desta data iniciam-se as negociações entre banqueiros e bancários