14 de Agosto de 2012 às 08:53

Entidades entregam pautas de reivindicações ao BRB

Campanha Nacional 2012

O Sindicato dos Bancários de Brasília e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) entregaram ao presidente do BRB, Jacques Pena, as pautas de reivindicações geral e específica da Campanha Salarial 2012/2013, conforme determinação da Campanha Nacional dos Bancários.

Estiveram presentes os diretores do Sindicato e funcionários do BRB Antonio Eustáquio e Cristiano Severo. A Contraf-CUT foi representada pela diretora executiva Fabiana Uehara, funcionária da Caixa Econômica Federal e também diretora do Sindicato. Pelo BRB, além do presidente, esteve presente o diretor de Gestão de Pessoas e Administração, Jorge Alves.

Na ocasião, o presidente do BRB reiterou a disposição de negociar e afirmou que certamente esta será “no mínimo igual, senão maior que a do ano passado”. Jacques Pena, no entanto, ponderou elementos que devem ser considerados e podem impor limites ao banco, tais como o aumento com gastos de pessoal ocasionado pela implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), cujo percentual se aproximou de 6%, e ainda o adicional que o BRB terá de despender com a Regius, fruto de necessário ajuste no plano BD 01 que terá de ser feito em função de déficit acumulado pelo plano nos dois últimos exercícios.

O Sindicato considerou importante a disposição de negociação e reiterou ao banco a necessidade de dar sequência ao compromisso firmado no ano passado com o ex-presidente do BRB Edmilson Gama de o banco atingir até 2014 o valor do salário mínimo calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) como piso de ingresso na carreira de escriturário.

O Sindicato afirmou ainda que havendo boa vontade, o que ficou evidente nas palavras do presidente Jacques Pena, e criatividade, é possível construir uma campanha salarial vitoriosa para os funcionários e para o banco.

PLR

Questionado sobre o resultado do primeiro semestre de 2012 e o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Jacques Pena disse que o balanço do banco está sendo fechado. Ainda segundo ele, os resultados preliminares apontam que o BRB apresentará números compatíveis com o desempenho do setor financeiro e que o lucro referente ao primeiro semestre deverá ser muito próximo ao previsto no orçamento, em que pese a redução das taxas de juros provocada pelo movimento do mercado nesse sentido.

Após a entrega das pautas, o Sindicato se colocou à disposição para iniciar o processo de negociação visando a construção do acordo coletivo de 2012/2013.

Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação