3 de Junho de 2015 às 13:23

COEs traçam estratégias para negociações com bancos privados

Campanha Nacional Unifica 2015

Os encontros nacionais dos funcionários de bancos privados, realizados em São Paulo, terminaram dia 27 de maio com definições importantes para as Comissões de Organização dos Empregados (COEs) do Bradesco, Itaú, Santander e HSBC.

Diretores do Sindicato dos Bancários de Brasília também participaram dos encontros e levaram as reivindicações dos trabalhadores da categoria no Distrito Federal para discussão.

Os trabalhadores do Bradesco, que se reuniram no Braston São Raphael - no Largo do Arouche -, elegeram Gheorge Vitti Holovatiuk para a coordenação da COE. Os bancários ainda avaliaram importante pensar em um novo modelo para o Bradesco, pois o atual não serve nem ao trabalhador nem ao cliente. Outra ideia discutida foi pensar o banco como holding, para que todos trabalhadores do ramo financeiro sejam comtemplados nas negociações dos bancários.

Já o encontro dos funcionários do Itaú, no hotel Braston da Rua Martins Fontes, foi dividido em quatro temas: segurança bancária; emprego e remuneração; plano de saúde e saúde e condições de trabalho. No grupo de segurança bancária, foram aprovadas propostas, como transferir a responsabilidade da posse das chaves dos funcionários para empresas especializadas, fim imediato das revistas pessoal e intima; e, no caso de assaltos, as agências só podem ser reabertas com a vistoria e autorização da Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp).

No grupo de emprego e remuneração, a ideia é combater práticas de horário estendido, rotatividade (turn-over) e a terceirização. Na área de saúde, a proposta é a manutenção da autogestão do plano de saúde e reimplantação de escritórios estaduais, como havia anteriormente, além da ampliação da rede credenciada. Diversos temas foram abordados pelo grupo que debateu as questões de saúde e condições de trabalho, como a efetiva inclusão das pessoas com deficiência nos quadros do banco, cumprimento das cotas previstas em lei, combate à discriminação e preconceito, com políticas claras e construídas coletivamente e garantias de formação profissional e possibilidade de ascensão profissional.

"Conseguimos debater as questões centrais e trocar experiências com trabalhadores de todos os cantos do País", afirmou a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani, sobre ocorrido no Hotel Boulevard São Luiz.

Ela destaca quatro temas como os principais do evento. Saúde e condições de trabalho, Emprego e terceirização, Plano de previdência complementar do Santander e Plano de saúde complementar do Santander.

Da Redação com Contraf-CUT