6 de Setembro de 2016 às 07:36
Greve
Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação
A partir desta terça-feira (dia 06), bancários de todo País iniciam greve por tempo indeterminado. Na região de Campo Grande, cerca de 2.700 bancários de 160 agências devem paralisar as atividades. Só na Capital, são 120 unidades bancárias.
A categoria rejeitou por unanimidade a proposta de reajuste salarial da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) – o índice proposto foi de 6,5%. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real e 9,78% de correção da inflação. A proposta da federação representa uma perda real de 2,8% nos salários. Segundo levantamento do Dieese, 61% das categorias tiveram reajuste igual ou superior à inflação no primeiro semestre deste ano.
Somente no primeiro semestre deste ano, os bancos lucraram R$ 29,7 bilhões, mas em contrapartida foram fechados 7.897 postos de trabalho nos bancos brasileiros. Isso representa um aumento de 34,7% no número de postos fechados no mesmo período de 2015, quando foram extintos 5.864 postos.
Além do reajuste de 14,78% no salário e benefícios, a categoria pede: combate às metas abusivas e ao assédio moral; fim das demissões, ampliação das contratações, combate às terceirizações e à precarização das condições de trabalho; mais segurança nas agências bancárias; e auxílio educação.
A categoria entregou a pauta de reivindicações no dia 9 de agosto. A data-base da categoria é setembro e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) tem validade nacional.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande-MS e Região compreende 28 municípios, sendo: Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Corguinho, Dois irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Miranda, Nioaque, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.
Link: https://sindicario.com.br/campanha-nacional-2016/bancarios-entram-em-greve-nesta-terca-feira/