21 de Agosto de 2018 às 22:03

Bancos apresentam proposta insuficiente e negociações continuam

Campanha 2018

Na oitava rodada de negociação da Campanha 2018, realizada nesta terça-feira 21 de agosto, em São Paulo, a Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma nova proposta com 0,5% de aumento real por dois anos, mas não garante empregos e retira direitos conquistados pela categoria em um século de lutas que estão consolidadas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O Comando rejeitou a proposta na mesa e nova rodada de negociação será realizada nesta quinta-feira, 23.

A nova proposta da Fenaban, apesar de avançar com o aumento real, traz um percentual abaixo do que a categoria espera e menor do que os banqueiros podem pagar, considerando os lucros recordes de R$ 47,4 bilhões no ano passado e R$ 31,6 bilhões só no primeiro semestre de 2018. Além disso, a nova proposição está carregada de retirada de direitos, como a extinção do salário-substituição e da remuneração de comissionamento, além de agravar as discriminações contras as mulheres.

“O mais espantoso é que os bancos chegaram ao ponto de propor até retirada de PLR das bancárias grávidas, reproduzindo proposta de um conhecido candidato presidencial, que defende a tese de que as mulheres devem ter remuneração menor que os homens porque engravidam”, critica Cleiton dos Santos, presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), integrante do Comando Nacional dos Bancários.

“O Comando vai propor uma agenda para continuar as discussões até que haja uma proposta que possa ser realmente encaminhada à categoria. Isso porque as cláusulas econômicas continuam sendo insuficientes, principalmente, diante dos lucros apresentados pelos bancos, além disso, a proposta não garante os direitos conquistados, sem falar que não houve avanço também quanto aos novos modelos de contratação. Acreditamos que a proposta possa melhorar na mesa de negociação”, ressalta o presidente do SEEBCG-MS e membro do Comando, Edvaldo Barros.

O Comando orienta todas as entidades sindicais a organizarem atividades de protesto dos bancários nesta quarta-feira, dia 22, para pressionar os bancos a atenderem às reivindicações da categoria nesse momento decisivo da Campanha Nacional de 2018.

Fonte: Fetec-CUT/CN