15 de Agosto de 2022 às 15:14

Bancários cobram proposta de combate ao assédio moral

Campanha dos Bancários 2022

O Comando Nacional dos Bancários debateu, nesta segunda-feira (15), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), sobre o estabelecimento de metas inatingíveis e a cobrança abusiva pelo seu cumprimento. A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, que integra o Comando, esteve presente na décima rodada de negociação.

Na mesa, a Fenaban apresentou um levantamento encomendado por ela, com base em números dos próprios bancos, para negar as metas abusivas e o assédio moral institucionalizado nos bancos.

“Até o levantamento apresentado pelos bancos constata maior adoecimento mental e físico dos bancários na comparação com outras categorias. Precisamos acabar com os geradores do adoecimento que, sabemos, está ligado ao assédio moral e à cobrança abusiva de cumprimento de metas inatingíveis”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é coordenadora do Comando Nacional dos Bancários. “Mas, os bancos insistem que o adoecimento não tem origem na cobrança de metas”, diz.

Segundo a Consulta Nacional 2022, respondida por mais de 35 mil bancários, dos quais 77% acredita que a cobrança excessiva pelo cumprimento de metas causam cansaço, fadiga e preocupação constante; 54% dizem que causa desmotivação, vontade de não ir trabalhar, medo de estourar; 51% diz causar dor, formigamento nos ombros, braços ou mãos; 44% que causa crise de ansiedade e pânico.

grafico

“As bancárias e os bancários não estão satisfeitos com a forma como as metas são estabelecidas e cobradas. Existe muita pressão, o que acaba acarretando no adoecimento dos trabalhadores”, destacou a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues. A categoria bancária tem peso de menos de 1% no emprego formal no Brasil, mas tem peso de 3% nos afastamentos acidentários.

O tema volta a ser discutido na próxima rodada de negociações, que será realizada na quinta-feira (18).

Teletrabalho

Além do debate sobre metas, também houve acertos sobre a redação de cláusulas de teletrabalho, discutidos na reunião passada. A Fenaban analisará as observações feitas pelo Comando Nacional dos Bancários e enviará uma nova proposta sobre o tema.

Roda de Conversa

A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, vai participar, nesta segunda, dia 15, às 19h (horário de Brasília), de uma roda de conversa da Fetec-CUT/CN sobre a Campanha Nacional dos Bancários. O link do bate-papo online está no site da Federação: www.feteccn.com.br

Por: Contraf-CUT