10 de Setembro de 2024 às 12:14

Bancários do BB de Campo Grande e região aprovam ACT

Banco do Brasil

Os trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil, da base do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, aprovaram em assembleia virtual, realizada nesta segunda (9) e terça-feira (10), as propostas apresentadas para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho específico com o banco público e da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A aprovação foi de 57,72% dos votantes e 59,89% rejeitaram a possibilidade de deflagração da greve.

A assinatura da convenção e do acordo será  realizada nesta terça-feira, 10, sendo que o Banco do Brasil se comprometeu a pagar  a PLR na sexta-feira, dia 13.

Confira as principais conquistas do acordo aprovado pelos funcionários do BB:

Elevação do teto da PLR

• A partir da próxima PLR estará valendo a nova regra, com limite de sete salários por ano.

• O BB se comprometeu a fazer o pagamento da antecipação da PLR após três dias úteis da assinatura do acordo.

Rede de negócios

• Revisão dos cargos de assistente de negócios, supervisor de atendimento e caixas.

• Serão abertas quatro mil vagas para nova função, com jornada de 6 horas e salário será maior que o dos caixas.

• Os caixas serão priorizados na concorrência.

• Serão criadas 2,7 mil vagas para o cargo de 8 horas, que terá salário superior ao de supervisor de atendimento.

• Além disso, na rede de negócios, serão abertas 500 vagas de gerente de relacionamento.

• Mais de 11 mil funcionários serão impactados pelo aumento salarial.

Rede de apoio

• Aumento do valor de referência dos cargos de assistente júnior e assistente pleno.

• Cerca de 4 mil funcionários serão impactados por este aumento.

Caixas

• O BB assumiu o compromisso de manter a gratificação de caixa, até dezembro deste ano, para os agentes comerciais que vinham recebendo esta gratificação.

• Os caixas serão priorizados nas concorrências para novas vagas de assistente de 6 horas e o salário da função será reajustado para valor superior ao atual (salário + gratificação) dos caixas.

• Os caixas que continuarem na função seguem fazendo jus à gratificação.

• Os caixas com mais 10 anos de função terão a gratificação incorporada.

• O BB irá instituir um programa de qualificação para as novas funções.

Redução de jornada para pais e responsáveis por PCD

• Redução de 2 horas na jornada de trabalho para funcionários, pais e responsáveis por PCD, que cumprem 8 horas diárias.

• Redução de 1 hora na jornada de trabalho para funcionários, pais e responsáveis por PCD, que cumprem 6 horas diárias.

Banco de horas negativas (Covid-19)

• Anistia das horas para funcionários com 60 anos ou mais, funcionários afastados por licença saúde, pais de filhos com deficiência, e funcionários que faziam parte do grupo de risco da covid.

• Para funcionários do grupo de risco, a anistia das horas dependerá de terem cumprido pelo menos 30% das horas até maio de 2025, quando se encerrou o acordo relacionado à pandemia.

Tabela de pontuação por mérito

• Ampliação do número de faixas na tabela de pontuação por mérito, permitindo maior variação de pontos e possibilitando que os funcionários acumulem pontos e mudem de faixa mais rapidamente.

• Com a ampliação do número de faixas, 50% dos funcionários seriam beneficiados imediatamente.

Teletrabalho nos escritórios de negócios

• Dobrar a quantidade de escritórios que realizam TRI e assegurar que, a partir do final do ano, pelo menos um escritório em cada estado faça esse trabalho.

Plataforma Conexão

• Todos que superarem seus indicadores receberão uma premiação. Caso essa regra estivesse em vigor no segundo semestre de 2023, cerca de 40 mil funcionários a mais teriam sido premiados.

Encarreiramento

• Redução do prazo para a concorrência para 12 meses na nomeação de diversas funções na rede de varejo.

• BB também irá retirar a trava de 10% de claros para casos de ascensão.

Praças de difícil provimento

• Para incentivar a movimentação de funcionários para localidades de difícil provimento, o BB propõe um incentivo pecuniário por 12 meses, em valores crescentes.

Comitê de Ética Paritário

• Comitê de Ética Paritário, com dois eleitos pelos funcionários e dois indicados pelo banco.

Vigilantes

• Volta dos vigilantes, já em setembro, em todas as unidades de varejo, com numerário ou não.

Verba de viagens

• O Banco do Brasil sugere elevar a verba destinada a viagens a serviço, com uma revisão bianual dos valores.

Por: Comunicação do SEEBCG e informações do SP Bancários