15 de Maio de 2024 às 19:57
Campanha Nacional
A 17ª Conferência Regional da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), realizada em Brasília/DF, nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), aprovou as propostas que os bancários e as bancárias de suas bases sindicais levarão aos encontros nacionais dos trabalhadores de bancos privados e públicos e à 25ª Conferência Nacional da categoria, que definirão a pauta de reivindicações da Campanha Nacional de 2024.
As principais propostas aprovadas são aumento real de salários acima da inflação, preservação da saúde e boas condições de trabalho, fim das metas abusivas e de qualquer tipo de assédio, contra as demissões e em defesa do emprego dos bancários e cobrança da responsabilidade socioambiental dos bancos.
“As contribuições oriundas das bases de nossos sindicatos apontam demandas para enfrentar problemas gerais da categoria bancária e particularidades regionais. Acreditamos que as demandas construídas em nossa Conferência agregarão valor fundamental para a minuta dos bancários”, afirmou Ricardo Britto, novo presidente da Fetec-CUT/CN, que tomou posse na abertura da 17ª Conferência.
Representando os trabalhadores da base do SEEBCG-MS, estiveram presentes nos debates a presidente do sindicato, Neide Rodrigues, e os dirigentes sindicais Marcley Telles, Patrícia Soares, Rubens Jorge Alencar, José dos Santos Brito e Everton Espindola.
“Depois de dois dias de debates, tiramos encaminhamentos importantes de mobilização para a nossa Campanha Nacional, já que este ano temos a renovação da nossa CCT. Sabemos que as negociações com os bancos não serão fáceis, mas somos uma categoria com unidade nacional e acreditamos que sairemos vitoriosos”, disse a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, que é integrante do Comando Nacional dos Bancários, grupo que negocia com a Fenaban.
Após debate gerado a partir da apresentação da diretora da Fetec-CUT/CN e presidenta da CUT Pará, Vera Paoloni, na mesa Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), os delegados e delegadas presentes à Conferência Regional também decidiram incluir uma cláusula na pauta de reivindicações exigindo responsabilidade socioambiental dos bancos para combater o aquecimento global.
A proposta pede que os bancos cortem todo tipo de financiamento a atividades que contribuam para o aquecimento global e incluam em suas políticas de crédito e compliance critérios para concessão de crédito embasados na redução das metas de emissão de gases estufa.
O debate partiu da constatação de que a Fetec-CUT/CN tem o dever de zelar pela preservação do meio ambiente e combater o desmatamento e o aquecimento global principalmente porque sua base territorial engloba os quatro principais biomas do país – Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica.
“O sistema financeiro é um dos principais responsáveis pela grande mazela ambiental, assim como são responsáveis pelo adoecimento dos bancários”, denunciou Vera Paoloni, que também é vice-presidenta do Sindicato do Pará. “A defesa ferrenha do meio ambiente precisa caminhar lado a lado com a pauta do trabalho decente, saúde e educação dignas, redução da desigualdade de renda e condições saudáveis de vida.”
Os participantes aprovaram ainda a formação de um Coletivo de Meio Ambiente para articular a discussão e a participação da Federação e dos sindicatos filiados na organização de uma COP dos Trabalhadores paralela à COP 30. O Coletivo será formado por dois representantes de cada sindicato até o dia 24 de maio.
Os delegados e as delegadas dos 13 sindicatos filiados à federação debateram diversos temas na Conferência Regional, como: as conjunturas política e econômica; o emprego e as inovações tecnológicas no sistema financeiro; a saúde e condições de trabalho; a redução da taxa de juros e a Reforma Tributária; a representação do ramo financeiro; e a importância da comunicação sindical.
Por: Fetec-CUT/CN (com edição do SEEBCG-MS)
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação
Link: https://sindicario.com.br/campanha-nacional-2024/bancarios-do-centro-norte-aprovam-propostas-regionais-para-26a-conferencia-nacional/