5 de Junho de 2024 às 07:13
Campanha Nacional 2024
“Juntos avançamos nas conquistas”. Com este lema, foram declarados abertos o 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), o 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, o 3º Congresso Nacional dos Funcionários do BNDES, o 16º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia e o 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, na noite desta terça-feira (4), em São Paulo.
Os bancários e as bancárias da base do SEEBCG-MS estão sendo representados pelos delegados: Rubens Jorge Alencar, Álvaro Marzochi Jara, Luciana Rodrigues, Juliana Fabiola Furucho, Everton José Espindola, Laerte Romero.
“Não estamos aqui somente discutindo uma campanha salarial, uma campanha nacional, mas também discutindo o papel e a importância dos bancos públicos, do Banco do Brasil, da Caixa, Banco do Nordeste, BASA, BNDES, Banrisul, Banpara, BRB, Banese, Banest, discutindo ferramentas que podem mudar a vida das pessoas para melhor”, garantiu Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, ao reafirmar o papel dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda e redução das desigualdades regionais.
A coordenadora do Comando Nacional avaliou que os trabalhadores sairão dos debates que vão ocorrer nos próximos dias “ainda mais motivados na luta por um Brasil melhor”, além da luta por todos os bancários e bancárias, em pautas por emprego digno, direitos, qualidade de vida, boa carreira, tempo de qualidade para cuidar dos filhos, da família e de si mesmos. “Conseguimos juntar o norte ao sul do país aqui. A nossa verdadeira riqueza somos todos nós. Não vamos nos esquecer que somos uma categoria que tem história, e uma história bonita e de referência. Que a gente saia daqui continuando a fazer esse bom combate, pela democracia, pelo povo brasileiro e por um mundo melhor”, concluiu.
Sérgio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), enalteceu a atuação da entidade na defesa dos bancos públicos e dos empregados e empregadas da Caixa. “Continuamos sofrendo tentativas de fatiamento, como o repasse da Loterias para uma subsidiária. E nós só estamos aqui hoje porque resistimos a dois governos que tentaram privatizar as empresas públicas. A Caixa e os bancos públicos vão continuar resistindo porque são essenciais para os brasileiros e porque temos organização sindical, e os movimentos populares entendem a importância dessas instituições, disse.”
Fernanda Lopes, coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), apontou que o 34º Congresso Nacional dos Funcionários do BB acontece em um momento de um processo difícil para toda a sociedade, incluindo a classe trabalhadora, que é a reconstrução do que foi destruído nos governos antidemocráticos. “Passamos por um período de desmantelamento muito intenso, e que colocou em risco os bancos públicos. Mas hoje estamos aqui, porque nós conseguimos, porque temos companheiros e companheiras comprometidos com a democracia, além do comprometimento por melhores condições salariais e de trabalho, com a defesa dos bancos públicos, como indutores do desenvolvimento, e não só visando o lucro pelo lucro”, completou.
O presidente da Fetec Centro-Norte e representante da federação na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, Rodrigo Lopes Britto, apontou que a unidade nacional é uma questão importante do novo sindicalismo. “Fruto de uma estratégia certeira, a unidade nacional, que completa 20 anos, garantiu importantes conquistas e vitórias”. Rodrigo citou os avanços advindos dos governos Dilma e Lula, mas pontuou que a unidade nacional na luta sindical é elementar para garantia de direitos, citando o aumento do poder de compra a partir de garantias da Convenção Coletiva de Trabalho.
Entre os dias 4 e 6 de junho, em São Paulo/SP, acontecem o 34º CNFBB (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) e o 39º CONECEF (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa).
Com o slogan “Juntos Avançamos nas Conquistas”, os congressos definem as estratégias de luta e as reivindicações específicas dos trabalhadores de cada um dos bancos públicos para a Campanha Nacional dos Bancários.
Leia mais em:
Programação do 34º Congresso Nacional dos Funcionários do BB
Programação e estratégias do 39º Conecef
Por: Contraf
Link: https://sindicario.com.br/campanha-nacional-2024/congressos-vao-discutir-papel-dos-bancos-publicos-para-a-sociedade/