19 de Agosto de 2024 às 12:20

Em protesto, bancários distribuem cachorro quente em frente à agência do Bradesco

Campanha Nacional 2024

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região promoveu nesta segunda-feira, 19 de agosto, um ato de protesto em frente à agência do Bradesco localizada na esquina das avenidas Afonso Pena com a Calógeras. A mobilização, intitulada “cachorrada dos bancos”, teve como objetivo pressionar as instituições financeiras a apresentarem uma proposta de reajuste salarial que valorize a categoria.

Durante o protesto, os bancários distribuíram cachorro quente para a população e clientes do banco, em uma ação simbólica que visou denunciar a postura das instituições financeiras, que mesmo obtendo lucros bilionários - R$ 29 bilhões somente nos três primeiros meses de 2024 -, propõem reajustes que podem precarizar os direitos e rebaixar os salários dos trabalhadores.

A mobilização teve início na noite do domingo, dia 18, quando foram colados cartazes nas principais agências bancárias do centro de Campo Grande.

“Em 2023, os cinco maiores bancos do Brasil, juntos, tiveram um lucro de R$108,6 bilhões. Nos últimos 10 anos, o lucro deles cresceu 169% acima da inflação e a rentabilidade média do setor é de 15% acima da inflação, muito maior que a dos bancos de outros países como os EUA (6,5%) e Inglaterra (9%). Então, com todos esses excelentes resultados, não há justificativa para não trazerem respostas para o reajuste dos bancários”, afirmou Rubens Jorge Alencar, presidente do sindicato.

Há dois meses, a categoria bancária está em negociação com a Federação dos Bancos (Fenaban) e reivindica reposição da inflação e aumento real de 5% nos salários, na PLR e demais verbas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários. Além disso, os trabalhadores buscam garantir melhores condições de trabalho e a manutenção dos direitos conquistados.

“Estamos nas mesas de negociações há mais de dois meses para reivindicar nossos direitos e, apesar de seus lucros exorbitantes, os bancos não vem fazendo boas propostas para a categoria. Por isso, é tão importante mais esse dia de mobilização. Nossas pautas de reivindicações envolvem melhorias nas condições de trabalho, contratações e o não fechamento de agências, pois nos últimos anos já foram fechadas mais de três mil unidades, e isso vem prejudicando a população”, comentou o secretário geral do SEEBCG-MS, Vicente Cleber Aires Rodrigues.

Segundo um levantamento do Dieese, o setor bancário fechou, em todo país, pouco mais de 6 mil postos de trabalho em 2023 e, desde 2019, encerrou mais de 3 mil agências bancárias.

"É inadmissível que os bancos, enquanto amontoam lucros bilionários, promovam o desmonte do atendimento bancário no país. O fechamento de agências e as demissões em massa são um ataque direto à população, especialmente àqueles que mais precisam dos serviços bancários. É preocupante ver um setor tão importante, que obtém lucros exorbitantes ano após ano, não dar sua contribuição para a manutenção do emprego no país”, destacou Rubens.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação